Nos últimos dois anos, tornou-se evidente que os tons neutros começaram a partilhar o protagonismo com cores mais vibrantes, expressivas e saturadas.
Para 2023, a tendência mantém-se: as cores fortes tanto aparecem em peças mais volumosas, como em detalhes de decoração. Falamos-lhe sobre as 5 cores que devem predominar nas decorações, no ano que vem!
Magenta
A Pantone escolheu a Viva Magenta como cor do ano de 2023, por transmitir vigor, força, alegria e otimismo. Ou seja, o magenta será uma cor ainda mais primária, no ano que está a chegar. E as tonalidades próximas, como o fúchsia e o rosa, também são uma aposta segura para a sua decoração.

Lavanda (Digital Lavender)
Outra das cores para 2023 é o lavanda (especificamente, Digital Lavender, na designação da Pantone). Significa estabilidade, serenidade e escapismo digital, algo de que todos precisamos, em certa medida. O lavanda é uma cor inclusiva, ao mesmo tempo subtil e ousada, perfeita para criar espaços com uma atmosfera tranquila, doce e fresca.
Azul claro (Tranquil Blue)
Por falar em tranquilidade, o azul claro – Tranquil Blue para a Pantone – é outro tom que vai estar em destaque no próximo ano. Evoca a leveza e clareza do ar e da água. Esta cor é um símbolo da tranquilidade de que todos precisamos, nestes tempos corridos e de fortes emoções. Este tom fica especialmente bem nos quartos, espaços onde importa criar uma atmosfera que propicia o repouso.

Verde sálvia
Os anos de pandemia aproximaram-nos ao exterior e à Natureza, pelo que os tons de verde continuam a ser tendência. Em particular, o verde sálvia assenta bem em salas de estar e cozinhas. À semelhança das cores já acima mencionadas, o verde é, também ele, uma cor que transmite paz e tranquilidade.
Vermelho vivo (Luscious Red)
O Luscious Red (designação da Pantone), ou vermelho vivo, também entra na lista para ser uma das cores em voga em 2023. Poderosa, faz o nosso coração bater mais rápido e explora temas como o desejo, a paixão e o empoderamento, sendo, ao mesmo tempo, uma cor imersiva.
