Como cuidar e proteger ao máximo o seu colchão

A qualidade e o estado de um colchão são fatores fundamentais para a qualidade do sono. Só com um colchão adequado às necessidades de cada pessoa, e em bom estado, é que se consegue garantir uma boa noite de sono.

Conheça alguns dos cuidados que deve ter, para manter o seu colchão em boas condições.

Utilizar um protetor de colchão

A melhor e mais simples forma de garantir que o seu colchão se mantém protegido e longe de possíveis líquidos e da humidade/suor dos corpos, é ao aplicar um bom protetor impermeável. Desta forma, garantirá que o colchão se mantém protegido de toda a humidade possível e que as espumas do mesmo não se danificam.

Protector de Colchão
Protector de Colchão Ref. Transpiravel

Trocar a roupa de cama regularmente

De forma a não acumular suor, cabelos ou poeiras, que possam atrair os ácaros para o seu colchão, deverá trocar os lençóis da sua cama com regularidade. O mais aconselhado é que troque uma vez por semana e, no máximo, de forma ocasional, até duas semanas. 

Além disso, sempre que retirar os lençóis para lavar, poderá deixar o seu colchão arejar durante algumas horas, com as portas e janelas abertas.

Jogo de Lençois
Jogo de Lençois Ref. 1350K – Evereste

Aspirar o colchão

Aspirar o seu colchão com um aspirador de pó é uma das formas de limpeza direta mais eficientes e seguras. Aproveite para fazê-lo aquando da troca dos lençóis, sem esquecer toda a estrutura da cama, impedindo a atração dos ácaros ao seu colchão.

Girar e virar

Uma vez que o colchão se vai acomodando de acordo com a pressão exercida pelos corpos, também a espessura do mesmo se vai perdendo. Para evitar que tal aconteça, deverá ir girando o colchão com alguma regularidade (alternando a zona da cabeça com a zona dos pés) e, ainda, virá-lo conforme as estações (colocando para cima a face que se encontrava junto à base ou estrado da cama e vice-versa).

Contudo, é importante salientar o facto de haver colchões que, devido às suas características, não possibilitam estas trocas. Assim, deverá ter em atenção as particularidades do seu, para que não o danifique.

Partilhe o artigo:
Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email