Quando o assunto é decoração da sala de estar, as opções são muitas e os gostos também variam – e não se discutem. No entanto, há alguns erros em que não deve cair!
Falta de cor
A aposta no branco é, frequentemente, vista como uma garantia de maior iluminação e amplitude. No entanto, e embora seja uma cor neutra, versátil e segura, a verdade é que uma decoração monocromática pode comprometer a percepção de profundidade e tirar personalidade ao espaço. Assim, para a decoração, deverá ser escolhida uma paleta de cores que combinem entre si, podendo, de igual forma, usar como base os neutros.
Para garantir uma sensação de profundidade e amplitude, poderá ainda optar por utilizar espelhos e tapetes grandes.

Falta de personalidade
Embora muitas vezes se pense que uma sala deve ser o mais simples e com o mínimo de objetos possível, para conseguir uma decoração mais básica e homogénea, a verdade é que isso nem sempre resulta da melhor forma. Uma vez que a casa deverá ser um espelho de quem lá vive, é necessário dar alguma autenticidade à mesma, através de objetos de que se gosta e que caracterizem os seus habitantes: livros, velas, telas, objetos de valor simbólico, etc.
Cortinas com dimensões erradas
Utilizar cortinas com comprimentos errados é um erro que, embora seja demasiado frequente, não dá um bom aspecto a qualquer ambiente. O ideal é que sejam mesmo do teto ao chão e, na largura, com mais 20 centímetros após o término da janela. Cortinas demasiado curtas ou demasiado compridas podem transmitir um mau aspecto ao espaço e, no caso das cortinas curtas, dar a ideia de um espaço mais baixo.
Quanto ao tecido a escolher, os ambientes mais pequenos deverão ter um tecido mais leve e menos volumoso, enquanto os maiores já permitem outras opções mais “pesadas”.

Má iluminação
A iluminação será sempre um dos fatores mais importantes de qualquer espaço. De que é que adianta ter um espaço muito bem decorado, se depois lhe falta luz? A iluminação é crucial para criar os ambientes perfeitos. Assim, seja através da luz natural (sempre tendo em atenção o controlo da temperatura, conforme a estação), seja através de candeeiros ou abajures, que tragam vivacidade ao espaço, a ‘luz’ da sua sala não se pode apagar!