A importância e utilidade das cortinas

Se acha que as cortinas não são um elemento importante para a sua casa, engana-se!

Além de proteger da luminosidade, regular o calor na sua casa e oferecer privacidade, afastando os olhares mais curiosos, as cortinas servem também como elemento decorativo, permitindo que os espaços ganhem requinte, beleza e harmonia.

Escolher cortinas para decorar a sua casa pode não ser fácil, por isso deixamos-lhe algumas dicas para simplificar essa tarefa.

 

Unir o útil ao agradável

A utilização de cortinas em casa como elemento de requinte já vem dos séculos passados, mas ainda assim, existem dúvidas de quando e como usá-las. Há milhares de modelos no mercado, lisas ou estampadas, com várias cores, diferentes tamanhos… De forma a tornar a sua escolha mais simples, deve ter em atenção o espaço onde a vai colocar, sabendo que o principal papel da cortina será tornar o ambiente mais aconchegante.

 

Cortinado Decorativo Ref. 57

 

 

Como deve ser a sua escolha?

É normal que, ao decorar a sua casa, tenha dúvidas dos espaços que devem levar cortinados ou os que apenas devem ter persianas. A diferença é que as persianas ficam melhor em ambientes que sejam mais pequenos, porque não ocupam espaço.

Uma dica que lhe deixamos é que pode misturar ambas – pode optar por utilizar cortinados nos espaços maiores e persianas nos ambientes mais pequenos, mas tudo irá depender do ambiente e de como irá harmonizar cada espaço.

De forma a saber qual o melhor modelo para as suas divisões, deve ter em atenção alguns detalhes: se o seu espaço tiver demasiados elementos decorativos, o melhor é optar por cortinas lisas; se, por outro lado, pretende dar vida ao ambiente envolvente, opte por estampados.

Sem esquecer que é preciso saber a medida certa da sua janela, para assim saber escolher o tamanho da sua cortina!

Cortinado Decorativo Ref. MJ-VIOLETA

 

 

Que tecido escolher?

Existe uma vasta opção de tecidos: linho, voile, seda, renda, algodão, entre outros. O importante é saber escolher a composição da cortina em função dos componentes internos, como os móveis e a decoração no geral.

Por isso, espaços demasiado coloridos pedem cortinas mais neutras na cor e com tecido de linho ou voile. Como estes são mais transparentes, acabam por criar um ambiente mais tranquilo. Por outro lado, em lugares com pouca cor, deve utilizar-se cores mais alegres ou estampados. Nestes espaços, pode optar por tecidos de algodão (se as cortinas forem lisas), mas também de linho (se forem estampadas), o que cria um ambiente elegante e bonito.

Os tecidos de renda precisam de mais atenção da sua parte, pois a renda pode criar um ambiente pesado quando mal utilizada. Opte por utilizar a cortina de renda meramente como elemento decorativo – pode usar uma cortina lisa e cor clara, para proteção da luminosidade e maior privacidade, e colocar a cortina de renda por cima para decorar o espaço.

 

Se há uma variedade enorme de soluções no que toca a tecidos e cores de cortinas, também há uma grande panóplia de soluções de utilização para os cortinados dentro da sua casa. Descortine qual é a melhor para si!

Partilhe o artigo:
Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email