Saiba como escolher a almofada certa para si

A hora de dormir deve ser aquela em que o seu corpo recupera totalmente do cansaço diário. E quando chega esse momento, tudo o que mais deseja é deitar-se no maior conforto. Portanto, a escolha da almofada ideal para si é muito importante.

Quando procura pela almofada perfeita, deve saber que esta tem de se adaptar à estrutura do corpo. Outros elementos-chave são a altura e firmeza da almofada e o material de que é composta. Existem dois tipos de almofadas: as tradicionais e as cervicais, compostas por dois tipos de materiais: naturais ou sintéticos.
A escolha da almofada certa pode ser tão difícil quanto a de um bom colchão, mas nós vamos esclarecer algumas das suas dúvidas na hora de escolher a almofada certa.

Almofadas clássicas e cervicais

As chamadas almofadas clássicas são aquelas que, provavelmente, conhece melhor, ou que a maioria das pessoa utiliza. Estas são mais elásticas e acabam por se moldar à curva natural da nossa cabeça e pescoço. Independentemente da posição em que dorme, são bastante confortáveis. Por norma, são utilizados 3 tipos de materiais na composição desta almofada: látex, penas ou viscoelástico.

Já as almofadas cervicais, como pode perceber pelo nome, são mais indicadas para pessoas com problemas de costas e cervical, e mesmo para quem tem dores ocasionais nestas zonas. As pessoas que, ao longo do dia, têm uma má postura, devem optar por uma almofada destas.
Independentemente dos materiais serem naturais ou sintéticos, em ambas as almofadas, cada pessoa deve escolher aquela que melhor se adequa ao seu corpo.

Almofada de Dormir Percal Ref. Rolo

 

Qual a diferença dos materiais das almofadas?

Entre materiais sintéticos ou naturais, não sabe qual o que melhor se adequa a si? Então, se é daquelas pessoas que sofrem com alergias, opte pelas sintéticas, de materiais hipoalérgicos, que reduzem a propagação de ácaros e também de fungos. O material deste tipo de almofada é fácil de manipular, acabando por se deformar mais rapidamente. Mas se não sofre qualquer tipo de alergia, pode escolher as almofadas com enchimento de espuma, que podem ser mais ou menos duras; ou de penas, que possuem um enchimento de fibra duradoura e fazem com que a sua forma e firmeza aguentem mais tempo. Existem ainda as almofadas de látex, que se adaptam ao pescoço e cabeça, têm uma textura bastante suave e são também antialérgicas. Já as viscoelásticas, são aquelas que se adaptam melhor à forma do nosso pescoço e cabeça, embora nem toda a gente se consiga adaptar a elas, principalmente quem dorme de lado.

Almofada de Dormir Viscoelástica Ref. Bamboo

 

Posição em que dorme

Como referimos no fnal do ponto anterior, a escolha da almofada certa para si passa também pela posição em que costuma dormir. Se dorme de lado, opte por uma almofada firme, em que a altura deve ser igual à distância entre o pescoço e a parte externa do braço, se possível com contorno para o encaixe da cabeça e do pescoço. Se dorme de barriga para baixo (que é a pior posição para quem sofre de dores de costas), a almofada deve ser mais macia e fina, para que o alinhamento da coluna vertebral seja o mais horizontal possível, não havendo uma grande distância entre a cabeça e o colchão. Já se dormir de barriga para cima, a melhor escolha é uma almofada com dureza média e que, preferencialmente, seja ajustada entre o pescoço e a coluna cervical.

Assim que encontre a almofada ideal, saiba que a troca de almofada deve ser feita, de preferência, de 2 em 2 anos, pois a pressão exercida diariamente vai alterando a sua forma, tornando-a menos confortável. No final de contas, o mais importante é que cada pessoa se sinta confortável com a sua escolha!

Partilhe o artigo:
Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email