A chegada de um bebé é um momento muito especial para qualquer família, que deve ser aproveitada com serenidade. É natural a agitação ainda antes do nascimento, começando essa agitação, muitas vezes, na organização do quarto do bebé. Mas mais do que isso, a chegada de um bebé é sinónimo de cuidado e funcionalidade.
Para que isso seja possível, nós vamos ajudar, dando-lhe pequenas dicas de como deve organizar o quarto do seu bebé, para que este seja também um momento especial.
1. A escolha do móveis
Na hora de escolher os móveis, opte sempre por uma cómoda e não um roupeiro, que acaba por ser bem mais útil. Se o quarto for pequeno e não tiver espaço para um muda fraldas, pode sempre colocar um em cima da cómoda, onde também cabe um candeeiro com luz de presença, para dar um ambiente mais calmo e bonito ao quarto.
Escolha preferencialmente uma cómoda que tenha várias gavetas, de diferentes tamanhos, para que consiga organizar as coisas à medida que o bebé for crescendo. Aqui deve ser colocado tudo o que vai ser utilizado com mais frequência: roupa, mantinhas, lençóis, babetes e, claro, os artigos de higiene do bebé.
A cómoda será a peça-chave do quarto, que irá acompanhar a evolução do crescimento da sua criança.

2. Arrumação
A arrumação da roupa é um ‘bicho de sete cabeças’ para qualquer futura mãe, mesmo que não seja a primeira vez. O que pode ajudar imenso no seu dia-a-dia quando o bebé nascer é colocar as peças de roupa por tamanhos e modelo.
Então, primeiro, deve organizar as roupas de recém-nascidos até aos três meses, nas primeiras gavetas da sua cómoda; na segunda, as roupas de três a seis meses, e assim sucessivamente. Depois, para facilitar a vida de todos lá em casa, deve etiquetar todas as divisões que fizer nas gavetas, para que seja mais fácil e prático ir guardando as roupas sem que estas se misturem. Por fim, a separação por modelos, de forma prática e funcional: bodies de manga curta numa fila, os de manga comprida noutra, e assim por diante.
Utilize as últimas gavetas para guardar tudo o que for mais volumoso: lençóis, mantinhas ou toalhas de banho.

3. Charriot
Um charriot de madeira é sempre uma boa opção para as roupas que precisam de ser penduradas, dando mais espaço ao quarto e não sendo necessário um roupeiro.
O charriot é ótimo, não só para essa roupa que fica pendurada, como também para ajudar a criança, mais tarde, a pendurar e a chegar à sua própria roupa. Pode servir ainda para a arrumação de algum calçado, se este eventualmente tiver um suporte na parte inferior.
Além de dar espaço ao quarto, é super funcional e acaba por fazer parte da decoração do quarto.
4. Trocador de fraldas
No caso de o quarto contar com espaço para ter um trocador de fraldas, utilize um que tenha uma prateleira em baixo, significado de maior arrumação. Como a troca de fraldas é feita algumas vezes durante o dia, para facilitar esse momento, o ideal é ter tudo à mão, para não perder tempo. Por isso, coloque caixas nessa prateleira e divida os produtos do seu bebé. Pode colocar as fraldas numa caixa, sem estarem nos sacos de plástico. Se o trocador permitir, coloque de lado alguns cestos, para pôr cremes, toalhitas, escova, tesoura e os restantes produtos que são necessários no dia-a-dia do bebé.
Mais tarde, pode utilizar essa prateleira para colocar alguns brinquedos a que a criança consiga chegar.
Siga os nossos conselhos, opte pelo minimalismo, pense numa organização a longo prazo!