Como escolher os cortinados para a sala

Se houve um aspecto positivo em toda esta situação de pandemia, foi a necessidade de olharmos para os pormenores da nossa casa, por forma a garantirmos todo o conforto que precisamos nas nossas vidas. De entre os elementos que, por várias razões, jamais podem ser descurados, estão os cortinados da nossa sala.

A primeira razão que nos parece importante salientar é a da privacidade e da segurança. De facto, quanto mais resguardado o interior da nossa casa, mais seguros tendemos a sentir-nos. A segunda razão prende-se com a manutenção de uma temperatura amena no ambiente da nossa sala. Indubitavelmente, durante as horas mais quentes do verão ou as mais frias do inverno, o cortinado proporciona o nosso conforto térmico, sem falar no conforto sonoro. Como terceira razão, e talvez a mais intuitiva, está a questão estética. Se a nossa casa é dos locais onde mais tempo estamos, é por demais natural que queiramos que seja visualmente aprazível e adaptada ao nosso gosto pessoal.

Nesse sentido, trazemos-lhe um conjunto de características deste elemento estrutural da nossa casa, para que, na hora de fazer a sua escolha, saiba exatamente do que precisa:

– Modelos de Cortinado

Os modelos de cortinados disponíveis no mercado são variados e versáteis para o tipo de ambiente que quer recriar na sua sala. O modelo em varão é, por exemplo, mais adequado para ambiente de tipo rústico. Por seu lado, os modelos romana e rolô introduzem um charme muito especial ao seu aposento, com a vantagem adicional de terem uma instalação fácil e a baixo custo. O modelo de trilho é o mais comum, apesar de sempre precisar de um complemento como um bandô ou gesso. Outra opção é o cortinado em painel que funciona como uma porta de correr e, por isso, extremamente prático. Os modelos em persiana (vertical ou horizontal) são outra alternativa, para quem não privilegia o ambiente mais aconchegante, mas sim a versatilidade e a contemporaneidade. Uma última opção seria as cortinas double-vision, com faixas opacas e translúcidas alternadas, permitindo privacidade e bloqueio de luz, porém sem perda total da visão exterior. 

– Outros elementos a ter em conta

Ao mesmo tempo que consideramos o modelo de cortinado mais adequado ao ambiente da nossa sala, temos de pensar em outros elementos que em muito influenciam a nossa escolha mais cuidada.

– Tecido

Para conseguir um ambiente mais acolhedor sempre se aconselha materiais mais leves e transparentes. Exemplos deste tipo de materiais seriam o voil, o linho, a seda ou o veludo. Organza e chiffon são sempre alternativas. Se a sua preferência recai em materiais mais pesados ou grossos, aconselhamos o brim, a sarja, shantung de seda ou poliéster, assim como o chenille, o veludo, a lona, seda rústica ou linho puro. Como pode ver, existem opções para todos os gostos.

Cortinado Blackout Ref. 97
Cortinado Blackout Ref. 97

– Cor 

Para o elemento cromático sempre devemos ter em conta a harmonia com as restantes partes da sala, em particular as paredes. Por norma, as cores que dificilmente impactam negativamente a sua sala são aquelas que consideramos neutras. O branco, o bege ou areia são exemplos desse tipo de cores. Caso as suas paredes tenham um tom mais claro, as suas cortinas podem ter uma cor mais forte, porém não descure das combinações mais harmoniosas.Se esta for a sua opção, terá ainda de acautelar se a cor da sua cortina não desbotará com facilidade. 

– Dimensões da janela

O comprimento e altura do seu cortinado são variáveis importantes na hora de escolher a melhor opção para a sua sala. Assim, as cortinas mais longas tendem a transmitir mais elegância no ambiente do aposento. Se tiver uma janela baixa, é aconselhável instalar o trilho ou o varão da cortina a uma altura bem maior do que janela. Caso contrário, ficará com a sensação de achatamento da mesma. Para um pé-direto alto (superior a 2,70 cms), aconselhamos que instale a cortina numa posição equidistante entre a parte de cima da janela e o teto da sala.

No que toca ao comprimento, é muito importante que, em cada lado da janela, sobre 25 a 30 cm de tecido, por forma a evitar a entrada de luz.

– A escolha é sua

Perante a abundância de opções disponíveis, é, por esta altura, natural que tenha apreensão quanto à melhor escolha. Não tenha receio de pedir uma opinião, junto de profissionais que podem dar uma preciosa ajuda na decoração da sua casa. O bom ambiente em nossa casa é a melhor garantia do nosso próprio bem-estar. 

Faça da sua sala o espelho do seu bom gosto.

Partilhe o artigo:
Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email