Com o passar dos anos, é natural que se vá cansando um pouco do que vê na sua casa e que cresça em si uma vontade irreprimível de mudar tudo. É logisticamente muito difícil fazer essa mudança total (a não ser que troque de casa), mas é possível fazer uma renovação que lhe traga satisfação.
Uma das divisões da casa em que passamos mais tempo é a cozinha, pelo que é também uma das primeiras em que se pensa na hora de fazer uma renovação. A pensar nisso, deixamos 4 dicas para ter a sua cozinha como nova.
- Destralhar e rearrumar
Para mudar, é preciso primeiro organizar ideias e espaços. Livrar-se da “tralha” que tem na cozinha é um bom princípio. Doar o que não precisa a quem possa necessitar é um princípio ainda melhor! Atendendo aos tempos que estamos a atravessar, uma boa sugestão de organização interna é livrar-se das embalagens, porque estas, normalmente, vêm do exterior e é preciso desinfetá-las. Em vez disso, aposte nos cestos, taças de fruta ou outros recipientes seus, cuja limpeza consiga controlar melhor. Servem como modo de organização e como elementos decorativos, que já servem para transformar um pouco o aspecto da cozinha.

- Recolocar e renovar eletrodomésticos
Microondas, máquina de lavar roupa, máquina de lavar loiça, são tudo eletrodomésticos que, à partida, duram muitos anos. Mas por alguma conjugação de astros, parece que, quando avariam, avariam todos ao mesmo tempo. Para evitar isso e também para aproveitar a nova geração de máquinas, mais amigas do ambiente, pense em trocar alguns dos eletrodomésticos que tem em casa – e como dissemos na dica anterior, se ainda estiverem funcionais, doá-los a quem precisa. Mas mesmo com o que já tem, pode ganhar espaço na cozinha, se optar por eletrodomésticos embutidos ou se recolocar a máquina de café ou o robô de cozinha, por exemplo. Baralhando e voltando a dar, dá um novo ar a esta divisão da casa.
- Acrescentar cor
Mesmo que esteja arrumada, a cozinha pode continuar a precisar de mais vida. Para a ressuscitar, a melhor hipótese é dar-lhe cor, sejam com soluções mais complexas, como mudar os tons das paredes, ou mais simples, como mudar a toalha de mesa ou os cortinados. Estes pormenores, pela variedade existente, são igualmente de fácil ligação com os restantes elementos existentes na cozinha.

- E tudo se ilumina!
Falávamos em dar vida… Dar vida é dar à luz! Seja natural ou artificial, a iluminação é um dos mais importantes elementos de uma casa e de uma cozinha, neste caso, dando uma sensação de maior amplitude ao espaço. No verão, há que balancear a quantidade de luz natural que entra com o calor que isso pode trazer, mas sobretudo aproveitar estes meses em que o sol se põe mais tarde para também poupar energia. No que toca à luz artificial, sugerimos o uso de lâmpadas LED, que também são ecológicas e duram muitos anos – embora a luz do sol dure ligeiramente mais anos.
Como vê, transformar a sua cozinha e dar-lhe um aspecto novo não é tão difícil quanto possa parecer. Siga as nossas sugestões!