5 Erros a não cometer ao arrumar a cama

Provavelmente já ouviu a típica frase “Mas porque é que vou fazer a cama, e arrumá-la, se depois vou ter que a desfazer de novo para dormir?”. O problema é que, se não cuidar bem da sua cama, esta começa a ficar em mau estado, e a afetar o seu descanso! Além disso, a apresentação da casa também se reflete bastante na decoração da sua cama.

Para evitar todos estes problemas, trazemos até si alguns dos erros mais frequentes que não deverá cometer:

1. Não arrumar a cama todas as manhãs 

Vários estudos foram feitos, e está realmente comprovado que deixar a cama desarrumada não faz nenhum mal à saúde. Mas se parar e pensar nos benefícios que arrumá-la traz à sua saúde, verá que realmente vale a pena começar a fazer desta simples tarefa uma rotina. Trata-se de um hábito simples, fácil de incorporar no seu dia a dia e que pode tornar os seus dias mais produtivos e organizados. Até porque, mesmo que o resto do quarto esteja uma bagunça, se a cama estiver feita dará logo outro aspeto ao ambiente. É caso para dizer: se não organiza a sua cama, conseguirá organizar a sua vida?

2. Não combinar a roupa de cama com a decoração

Tal como temos afirmado, a decoração da cama causa um grande impacto no ambiente do quarto e da sua casa em geral. Como tal, esta deve-se complementar à restante decoração, criando uma harmonia que possibilite conjugar os tons e as formas que está a utilizar. Imagine que você escolheu um papel de parede xadrez para a parede da sua cabeceira. Mas só tem roupa de cama listradas. A composição das estampas até pode ficar bonita, mas é sempre bom ter lençóis e edredons em cores lisas e neutras. Ficam bem com tudo e deixam a decoração do quarto mais tranquila.

3. Não caprichar na dobra dos cantos

Se o lençol não tem elástico, é preciso perder alguns minutos e fazer a dobra dos cantos, sempre com a máxima perfeição possível. Sabia que, quando os lençóis estão bem esticados, o resto da cama também se mantém assim? Esta é sem dúvida alguma uma dica que a maioria das pessoas não sabe (ou sabe, mas não lhe atribui a devida importância) e que influencia bastante o aspeto da sua cama. Veja abaixo como fazer a dobra perfeita:

Como fazer as dobras
Como fazer as dobras

4. Não passar a ferro a roupa de cama

Esta é uma das dicas mais importantes, apesar de ser extremamente simples! Se é daquelas pessoas que acha que a roupa de cama não precisa, depois de ser lavada, de ser passada a ferro, temos ‘más’ notícias para si: não dá para, simplesmente, deixar de passar a roupa de cama após a lavagem. É isso que faz toda a diferença! Até porque não existe nada mais desconfortável e menos aconchegante do que uma cama toda amarrotada, com os lençóis completamente enrodilhados.

5. Achar que os complementos são desnecessários

Por último, mas não menos importante, temos uma pergunta para si: acha que os complementos que se acrescentam à cama são inúteis e não trazem nenhum benefício? Então informamos-lhe desde já que está completamente errado! Não precisa de os colocar todos os dias, mas no fim de semana ou quando puder receber visitas, aposte numa manta dobrada próxima dos pés da cama, como nos hotéis, e coloque mais almofadas junto aos travesseiros. A cama ficará então mais cheia, e ainda mais aconchegante!

Estes são então alguns dos erros típicos que não deverá cometer ao fazer a cama. E lembre-se, cuide da sua cama para ela poder continuar a cuidar também de si!

Partilhe o artigo:
Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email