Os tempos que vivemos atualmente são, de facto, atípicos. Com o estado de emergência decretado pelo governo português na semana passada, a maioria das pessoas está em casa, quer seja em regime de teletrabalho ou em quarentena.
Ainda sem fim à vista para esta situação, hoje trazemos até si uma ideia que o pode ajudar a passar melhor estes dias – como criar um espaço agradável e convidativo na sua varanda:
– Tenha noção do espaço que tem
A primeira coisa a fazer, se queremos decorar a nossa varanda, é ser conscientes do espaço com o qual temos que trabalhar. Estes são, normalmente, lugares reduzidos, pelo que deve perceber isto e não tentar sobrecarregar o ambiente. O objectivo é conseguir um lugar o mais cómodo possível. Como tal, comece por retirar todo o “entulho” e objetos desnecessários que tenha na varanda. Assim, conseguirá tirar medidas e fazer um esboço do tipo de ambiente que gostaria de criar, bem como a mobília que caberá ou não.
– Olhe bem onde pisa
E agora, por onde começamos? Pois bem, pelo princípio claro! O chão é um detalhe que muita gente acaba por não valorizar, mas saiba que, se quer converter este espaço numa zona de relaxamento e descompressão, nada melhor do que criar um lugar que lhe permita andar descalço. Vários são então os materiais que pode utilizar: desde alcatifas (que talvez sejam o mais económico), até revestimentos de madeira, onde o estilo de “deck” traz uma elegância acrescida. A relva artificial também pode ser uma das soluções.
– Escolha bem os móveis
De seguida, e para poder desfrutar da sua varanda ao máximo, terá que acondicioná-la para a sua comodidade. Escolher um bom mobiliário é, então, uma das partes mais importante! Uma mesa e umas cadeiras não podem faltar (almofadões, um sofá ou poufs podem substituir as cadeiras). Depois acrescente um guarda sol, alguns elementos decorativos e já está! Aposte também em elementos de exterior que privilegiem as fibras naturais, como a madeira, palha, verga ou bambu pois, como se trata de um espaço que liga o exterior ao interior da casa, os elementos naturais são uma excelente opção.
– As plantas não podem faltar
Lembre-se de acrescentar plantas e flores que sejam resistentes ao sol e à chuva. Em vasos ou canteiros, pendurados nas grades ou no teto da varanda a combinar com a restante decoração! Pode também guardar um cantinho da varanda para plantar ervas aromáticas – a sua cozinha vai agradecer! Por último, não se esqueça da iluminação, para aproveitar este espaço também de noite. Depois de terminada a renovação da sua varanda, acredite, vai querer mudar-se para esta “nova” divisão da casa, por isso, aproveite-a sempre que puder!
Estas são então algumas dicas que deixamos aos nossos clientes, para ganharem uma “nova” divisão em casa, e para poderem apreciar ao máximo desse ambiente. E não se esqueça, fique em casa e siga as indicações dadas, para tudo regressar à normalidade!