4 passos para organizar a sua Garagem

Para muitas pessoas, a garagem é mais do que apenas um lugar para estacionar o seu carro. Este costuma ser também um local onde pode guardar as suas ferramentas, ou até mesmo mais um sítio para arrumar a “tralha” que insiste em não deitar fora, mas que, por não ter muita importância, acaba por ficar esquecida no meio de todos os objetos que, inevitavelmente, enchem a garagem.

Para o ajudar a manter este lugar sempre organizado, deixamos um guia com 4 passos a seguir:

1. Retire tudo para fora

Limpar e organizar uma garagem exige que você praticamente esvazie o espaço, avaliando depois aquilo com que você precisa de trabalhar. Dependendo da desordem e da pilha de lixo, tanto pode ser uma tarde rápida de arrumação como um projeto longo de fim de semana. Limpe as gavetas, prateleiras e as unidades de armazenamento e comece tudo de novo. O que não pode fazer, de todo, é meio trabalho, retirando apenas alguns objetos, mesmo que a sua garagem esteja relativamente organizada. Reavalie também o espaço de armazenamento que você tem, para poder usar todo o potencial do local.

2. Comece por fazer pilhas

Depois de retirar tudo, comece a emparelhar itens similares. Como você escolhe as categorias dependerá dos materiais que tem na garagem, mas pode emparelhar ferramentas de automóveis com ferramentas de automóveis, ferramentas de jardim com ferramentas de jardim e artigos desportivos com outros artigos desportivos. Depois, ainda pode ser mais específico conforme começar a organizar. Coloque também algumas lonas na calçada ou no quintal, caso você tenha demasiados objetos e ferramentas, especialmente se estas estão gordurosas ou oleosas.

3. Defina o que manter e o que deitar fora

Depois de empilhar tudo, é hora da decisão: livre-se dos objetos que estejam partidos, ou que sejam inúteis e desnecessários. Se fizer isso, deverá conseguir reduzir significativamente a quantidade de desordem, tornando-se depois mais fácil organizar o que você realmente precisa de organizar. Algumas perguntas que você pode fazer para descobrir se determinado item é essencial passam por “Usei este item no último ano?” ; “O item funciona corretamente? Se não, penso arranjá-lo no próximo ano?” e ainda “O item é valioso ou tem valor sentimental para mim?”.

Definir o que manter e o que deitar fora

4. Limpe o resto e organize tudo

Depois de avaliar todos os itens utilizáveis, limpe-os da melhor forma possível (usar um pouco de acetona é uma ótima maneira de limpar rapidamente ferramentas de aço inoxidável antigas, que estão cheias de graxa). Não guarde ferramentas sujas ou chuteiras de futebol enlameadas em espaços organizados e limpos. Aproveite ainda, especialmente se não o faz à muito tempo, e limpe o chão com desinfetante, tirando a poeira que se acumula ao longo dos tempo. Depois, organize tudo novamente, utilizando se possível ganchos de armazenamento e cestas de arame, para maximizar o espaço, tornando ainda mais visível e prático utilizar os objetos usados com mais frequência.

Estes são então os passos que deve seguir para organizar a sua garagem de forma simples e prática. E não se esqueça, este espaço pode-lhe oferecer muito mais do que apenas um lugar para estacionar o seu carro!

Partilhe o artigo:
Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email