As cores refletem a nossa personalidade, influenciam o nosso humor e dão vida a qualquer ambiente, quando usadas na decoração. Misturas inesperadas como, por exemplo, amarelo e turquesa, funcionam muito bem nas revistas de arquitetura e interiores. Mas como acertar na hora de escolher o tom para utilizar no interior da sua casa?
Como sabemos que apenas uma escolha equivocada de cores pode até diminuir o tamanho do seu espaço, trazemos algumas dicas para aprender a combinar as cores na decoração:
– Círculo cromático
O ponto de partida para perceber o mecanismo das cores é o círculo cromático. Representado pela primeira vez em 1666, por Isaac Newton, é uma representação das cores percebidas pelo olho humano. A partir daqui, várias são as combinações que pode fazer, tendo em mente os diferentes tipos de harmonização que as cores podem estabelecer entre si: utilizar apenas uma cor, que pode estar em diferentes tons; utilizar cores que aparecem juntas em sequência no círculo cromático; utilizar a chamada harmonia oposta, com cores que ficam opostas na roda, mas que se complementam, entre outras.

– Harmonia de 60, 90 e 120 graus
Aproveitando ainda os tipos de harmonização que as cores podem estabelecer entre si, importante também salientar que existem combinações que pode fazer com cores diferentes, mas que acabam por encaixar devido ao estímulo visual que representam: enquanto que na harmonia de 60º, escolhe-se uma cor, pula-se três, e volta-se a escolher uma, acabando com 3 cores, na de 90º pula-se apenas duas, acabando sempre com 4 cores. Já na harmonia de 120º, escolhe-se uma cor sim, uma cor não, acabando com uma paleta de 6 cores, com a qual pode decorar um espaço na sua totalidade.

– Tamanho do espaço
Na hora de escolher uma combinação de cores para utilizar na sua casa, é preciso avaliar também o tamanho do espaço que tem em mãos. Isto porque, num exemplo muito simples e impactante, saiba que se utilizar cores mais vibrantes, como o vermelho e o laranja, em ambientes pequenos, a sensação que dará é que o lugar se torna ainda mais peque. A dica nesses casos é, então, optar por utilizar tons mais neutros, e deixar o colorido para os detalhes, criando assim pontos de cor, que darão ao seu ambiente uma sensação de maior amplitude.
– Azul (e Violeta)
Assim como o violeta, o azul é um tom que funciona muito bem com ele mesmo. É possível decorar as paredes e objetos em diferentes tons de azul, sem deixar o ambiente monótono ou fechado demais. Além disso, a cor escolhida para o ano de 2020 é um azul, mais precisamente o Classic Blue, tal como nós abordamos no primeiro artigo de 2020, que pode encontrar aqui. Várias são então as opções para decorar a sua casa com este tom, ou com algum dos seus derivados, sendo que, por esta ser uma cor que remete à introspecção e à tranquilidade, nada melhor do que apostar numa roupa de cama completa na cor do novo ano.
Estas são então algumas dicas que deixamos aos nossos clientes, para encontrarem uma combinação de cores agradável para o seu lar. E não se esqueça, jogue com as cores existentes no círculo cromático, e chegará a harmonias bastante interessantes.