Sabia que escolher uma almofada para dormir é tão ou mais importante do que escolher o próprio colchão? Pode parecer que estamos a exagerar, mas fique sabendo que as almofadas são um dos elementos que mais influencia uma boa noite de sono! Assim sendo, e tal como acontece com o colchão, a almofada deve ser comprada conforme as suas necessidades.
Para o ajudarmos nesta tarefa, aqui ficam algumas dicas e sugestões:
– Almofadas Clássicas vs Almofadas Cervicais
A principal característica das almofadas clássicas é o facto de se moldarem à curva natural da cabeça e do pescoço. São também bastante confortáveis para a coluna, até mesmo para quem escolhe dormir numa posição pouco ortodoxa. Quanto às cervicais, são almofadas adequadas para pessoas que têm problemas e dores nas costas e cervical. Se tem uma má postura física durante o dia vai querer de certeza descansar numa destas almofadas. Não se esqueça que é a almofada que se deve adaptar ao corpo, e não o contrário!
– Perfil das Almofadas
Talvez este seja um dos pontos mais importantes na hora de escolher a melhor almofada para dormir. O perfil de cada corpo é um “guia” para escolher a almofada ideal. Por exemplo, para pessoas com ombros largos, as almofadas recomendadas são as mais espessas. Isto porque contrabalanceiam o espaço entre a nuca e o resto do corpo suportado pela almofada. Para pessoas com ombros mais estreitos, a escolha deve recair numa almofada menos espessa, para não elevar demasiado o corpo ao adormecer.
– Formato
O modelo mais aconselhado é o retangular e alto, pois permite que, ao mexer-se durante a noite, o conforto não seja afetado, uma vez que tem sempre conforto nos vários espaços da almofada. Já as quadradas e pequenas não são aconselháveis a quem se mexe muito durante a noite. Além disso, o ponto de conforto é focado apenas no seu centro. Este tipo de almofadas é aconselhado como apoio quando está no sofá ou até como apoio à coluna quando está no escritório a trabalhar.

– Posição de dormir
Outro dos fatores que se deve ter em conta é as diferentes posições em que você costuma dormir: se dormir de lado ou de costas as melhores almofadas serão as de perfil mais alto; se dormir de barriga para baixo deverão ser mais baixas e também mais flexíveis; se por outro lado dormir de barriga para cima, as almofadas de dureza média são as mais indicadas, porque se ajustam na perfeição ao espaço entre o pescoço e a coluna cervical.
Estas são então algumas das dicas que deixamos aos nossos clientes, no sentido de encontrarem uma almofada que lhes proporcione uma ótima noite de sono. Não se esqueça ainda que, normalmente, as almofadas devem ser trocadas de 2 em 2 anos, pois acabam por perder as suas características iniciais.