Ano Novo, casa nova: mudar de casa em 7 passos

Conseguiram finalmente comprar a casa dos vossos sonhos, e deixar o pequeno apartamento alugado que serviu de ninho de amor durante os primeiros anos de casados? Parabéns! Mas atenção, a fase que se segue pode ser tudo menos um mar de rosas… Regra geral, mudar de casa não é tarefa fácil, nem agradável, no entanto, também não precisa de se tornar num pesadelo.

Como tal, decidimos preparar este guia, para ajudá-los a prepararem tamanha mudança e a entrar no vosso novo lar com o pé direito:

1. Planear com alguma antecedência

Comece por definir a data exata da mudança. É aconselhável que, caso trabalhe durante a semana, escolha um dia do fim de semana, para não atrapalhar ou apressar as mudanças. Depois, é importante reunir o material necessário para empacotar: caixas e caixotes, fita-cola grossa para as fechar, marcadores para as identificar, jornais velhos e/ou plástico-bolha para embrulhar os objetos mais frágeis. Até ao momento, esta é a maneira mais eficaz de tudo ficar organizado. Pense ainda no transporte que irá utilizar para tratar das mudanças – uma empresa de transportes especializada ou vocês mesmo, com a ajuda de amigos ou familiares –  para saber ao certo o que esperar.

2. Arrumar as coisas

Depois de ter a mudança planeada, chega a altura de começar a guardar as coisas. Aproveite para, em conjunto com a sua cara metade, decidir aquilo que quer levar para a vossa nova casa, e aquilo que já não interessa e poderá ser doado ou vendido.

Saiba de antemão que esta tarefa é impossível de ser realizada apenas num único dia – ainda para mais se só tiver os finais de tarde e os fins de semana para a executar – e, como tal, deve guardar uma ou duas horas por dia para ter a certeza que leva tudo o que deseja. Comece com os objetos que menos utiliza e, à medida que a data se vai aproximando, vá guardando também talheres, roupas e tudo aquilo que usa com mais frequência.

3. Cancelar as contas

Esta é uma parte muito importante das mudanças. Serviços de água, eletricidade, gás, telecomunicações e outros devem ser ativados (na nova casa) e desativados (na casa antiga) com tempo. Até porque em muitos serviços é necessário avisar com alguma antecedência, para não ter qualquer prejuízo de o fazer. Neste passo, ao mudar de casa, pode até verificar a possibilidade de transferir o serviço de telecomunicações antigo para a casa nova. Desta forma mantém os seus benefícios, evita papeladas e cancelamentos em vão.

4. Confirmar se está tudo arrumado

Depois de ter tudo organizado, e de todos os serviços estarem cancelados, é altura de fazer uma ronda por todas as divisões. Não se esqueçam de espreitar as gavetas, os armários, a garagem, o sótão e o quintal. Importante assegurar-se também que todos os alimentos foram consumidos, e que o seu frigorífico está completamente vazio. Certifiquem-se de que nada fica trás antes de rumar à sua nova vida! Faça ainda uma limpeza geral na casa que vai deixar. Pode parecer trabalho inglório, mas deve deixar o espaço onde já foi tão feliz com as mínimas condições para os próximos habitantes, ainda que eles próprios façam também a sua própria limpeza.

5. Tratar do transporte

Agora que tem tudo empacotado, como vai fazer para levar as dezenas ou até mesmo centenas de caixas para a outra casa? Se tem amigos ou familiares com grandes carrinhas que o possam ajudar na mudança, melhor. Caso contrário, comece por pedir orçamentos a empresas de transporte e agende o quanto antes a data da mudança (como referimos no primeiro passo). Para quem odeia mudanças e pode pagar, algumas até tratam da embalagem do recheio e limpeza da nova casa (não se esqueça de acionar o seguro!).

6. Dar prioridade aos móveis e eletrodomésticos

Móveis, loiças, candeeiros, espelhos, eletrodomésticos ou tudo o que se possa partir, riscar ou de qualquer forma danificar: isto são alguns objetos que deve dar mais atenção. Para isso, pode sempre utilizar as famosas bolhinhas de plástico, mantas, cobertores, toalhas e até meias velhas para proteger os seus bens e garantir que chegam à nova casa em perfeitas condições. No caso de não ter nenhum dos referidos acima, nada que umas belas folhas de jornal velhas não resolvam! A vantagem? Pode até escrever diretamente na folha para identificar o objeto. Importante salientar que estes são os primeiros objetos que deve priorizar aquando da mudança, explicando à empresa – se for o caso – e assegurando-se que estes têm seguro, caso se danifiquem.

7. Organizar tudo 

Uma vez instalados na nova casa, unam esforços para organizar e decorá-la ao vosso gosto pessoal, sem pressas. Esta tarefa pode levar algum tempo, mas no final revelar-se-á extremamente satisfatória! Enviem depois um cartão, e-mail ou sms a informar amigos e familiares da vossa nova morada e, uma vez instalados, organizem um “housewarming”, ou seja, uma inauguração da casa, e convidem a família e os amigos para conhecerem o vosso novo lar.

Estas são então os principais passos para mudar de casa de forma simples e organizada. Da nossa parte, desejar-lhe umas ótimas entradas e um excelente 2020 e, caso mude de casa, esperemos que este guia lhe seja útil!

Partilhe o artigo:
Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email