5 dicas para proteger a sua casa do frio

Estamos a caminhar a passos largos para a chegada do Inverno. Detestada por uns e adorada por outros, esta estação exige várias mudanças na nossa vida, desde a roupa que usamos até aos cuidados de saúde. Estas e outras mudanças também se relacionam com o que acontece na sua casa.

Como tal, deixamos aqui alguns conselhos úteis para preparar o seu lar para receber o frio:

1. Limpe e areje o ambiente

Limpar as várias divisões da casa, pelo menos uma vez por semana, é uma regra básica de higiene, seja qual for a estação, mas ganha outra importância no inverno. Devido ao frio, permanecemos em lugares fechados, com pouca ventilação e por longos períodos de tempo, o que propaga os vírus. Assim, arejar a casa 10 minutos por dia, no mínimo, é essencial. Em dias de bom tempo, tem ainda a vantagem de deixar o sol entrar, aquecendo também a habitação. Mas não deixe muito tempo as janelas abertas, para não perder calor indevidamente!

2. Mantenha a temperatura amena

A tendência nesta altura do ano é aquecer muito a casa, seja através de aquecedores ou ar condicionado. Contudo, o ideal é a temperatura manter-se entre os 18 e os 21 graus. Isso minimiza a mudança brusca de temperatura em relação ao exterior, além de não deixar que o ar fique nem muito seco, nem húmido, evitando alguns problemas de saúde. Neste ponto, é essencial arejar a casa 10 minutos por dia, pelo menos, até por questões de limpeza. A iluminação através de velas, por exemplo, também ajuda a aquecer o suficiente e torna o ambiente mais confortável.

3. Isole o seu lar

Uma das coisas mais importantes a ter em conta prende-se com o facto de possuir um bom isolamento térmico em casa ou, caso contrário, gastará mais eletricidade, lenha ou combustível do que era suposto. Caso as suas janelas sejam antigas e pouco isoladoras, as cortinas blackout são uma ideia simples, mas bastante útil. Além disso, se sentir o frio passar pelas ranhuras das janelas e não puder trocá-las, ponha silicone ou uma fita de borracha adesiva isolante. Para a parte inferior, a alternativa passa pelos vedantes de tecido, também conhecidos como ‘chouriços’.

Cortinado Blackout Ref. 789
Cortinado Blackout Ref. 789

4. Vista as suas paredes

Sabia que as paredes pintadas com cores quentes acumulam mais calor? Sim, é verdade! Da mesma maneira que as cores frias são recomendadas para o verão, porque refletem a luz e arrefecem a sua casa, as cores quentes conseguem acumular de maneira mais eficiente o calor que existe, sendo portanto importantes de aproveitar nesta estação. 

Além disso, as paredes revestidas com quadros, telas, espelhos, estantes ou até mesmo com papel de parede permitirão também obter um espaço mais quente. Assim sendo, não deixe as suas paredes demasiado despidas.

5. Decore de forma aconchegante 

Escolha as mantas mais quentes e espalhe-as pelo sofá, cama, ou pendure-as em prateleiras e estantes. As mantas não servem só para aquecer o corpo, mas também para decorar a sua casa. Use ainda almofadas, lençóis de flanela ou coloque tapetes no chão, impedindo a perda de calor. Aposte igualmente em lençóis quentes e de qualidade, que poderão melhorar significativamente a sua qualidade de sono, até porque esta estação também requer cuidados especiais no que toca às noites frias que se fazem sentir.

Estas são então algumas das dicas que deixamos aos nossos clientes, para conseguirem manter um ambiente aconchegante e confortável nos seus lares este Inverno. E não se esqueça, cuide da sua casa para ela puder cuidar de si também!

Partilhe o artigo:
Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email