Como escolher cortinados para a sua cozinha

Quando pensamos na constituição de uma cozinha, nomeadamente na sua decoração, a escolha dos cortinados não é das primeiras coisas que nos vêm à cabeça. No entanto, estes podem ser elementos diferenciadores no nosso bem-estar, num espaço que tanto utilizamos.

Mas seja em que divisão da casa for, as cortinas fazem sempre parte de um todo e esse deve ser o ponto de partida: combiná-los com o que já temos ou queremos vir a ter. O espaço disponível também influencia na hora de decidir qual a cortina perfeita para a nossa cozinha.

O mundo dos cortinados é bastante diversificado, tanto em material como em padrões ou tendências, o que, por um lado, dificulta a nossa tarefa na hora de escolher, mas por outro, dá uma panóplia de opções para todos os gostos. Para tentar facilitar a escolha, deixamos aqui uma lista dos itens que mais deve ter em consideração, com a premissa de que, naturalmente, deve adequar-se ao seu estilo e ao ambiente que quer proporcionar.

  • Iluminação natural

Com o final do verão, os dias vão ficando mais pequenos, mas ainda há muita luz para aproveitar. A luz natural faz toda a diferença, fazendo com que a cozinha fique melhor arejada, iluminada e confortável. Porém, o que é demais, é erro. Assim, as cortinas também são um bom aliado para nos proteger de correntes de ar e raios solares mais agressivos. Conforme a luminosidade que quer para a sua cozinha, e as vantagens ou incómodos que lhe possa trazer, deve optar por tecidos mais finos ou, em contraponto, por um forro ou blackout.

  • Material

Não só pela luz que deixa ou não passar, o tecido é uma parte essencial no processo da escolha da cortina perfeita, já que o material também irá indicar por quanto tempo a sua cortina vai ser funcional e o quanto ela vai durar. Se é muito pesada, não pode ser facilmente dobrada ou arrastada. Se ela é muito leve, pode ficar muito esvoaçante, não funcionando muito bem em janelas grandes e que ficam abertas regularmente.

Geralmente, as cortinas para a cozinha devem ser confecionadas com tecidos resistentes, leves e fáceis de lavar e de passar, pois são das cortinas que exigem mais cuidados e limpeza, pela humidade e gordura a que ficam sujeitas nesta divisão da casa. Algodão, rendas e poliéster devem ser os tecidos privilegiados.

Cortinado de Cozinha Ref. Xadrez
Cortinado de Cozinha Ref. Xadrez

 

  • Cor

Como em tudo numa casa – e na vida em geral -, a cor é um elemento que pode e deve fazer a diferença. Como dissemos, os cortinados devem fazer parte de uma combinação de vários fatores, neste caso, na cozinha. Se, por exemplo, tem uma cesta de frutas ou uma jarra de flores, pode usar as cortinas como elemento complementar ou disruptor dessas cores.

No caso de querer dar amplitude a uma cozinha pequena, as cores claras são boa solução. Além disso, poderá também brincar com as texturas e padrões da cortina para realçar o espaço e dar profundidade de forma subtil.

As cores frias, como o azul e o verde, acalmam o ambiente e são ideais para espaços de muita agitação. Já as cores quentes, como o laranja e o vermelho, espalham vitalidade pelo ambiente, rompem com a seriedade e o espaço fica mais animado. Neste caso, fique atento ao tecido que irá utilizar, pois dependendo da espessura, o sol poderá passar por ele e alterar as cores dos demais objetos da decoração.

Em caso de (ainda maior) dúvida, os tons neutros, como branco ou cinzento, são sempre uma aposta certa, já que vão bem com tudo!

Cortinado de Cozinha Ref. Toranja
Cortinado de Cozinha Ref. Toranja

 

  • Esconder ou mostrar?

Uma função primordial dos cortinados é dar proteção e privacidade. Dependendo da proximidade entre a cozinha e o exterior, e da relação que temos com o que está lá fora, podemos querer estar mais resguardados ou mais abertos a esse contexto externo.

Se tivermos uma paisagem bonita, vamos querer contemplá-la. Por isso, o ideal seria uma decoração baseada em transparências, optando por tecidos claros e leves, colocados de forma a poderem ser recolhidos nas laterais da janela, para nos aumentar o campo visual. Caso a vista não seja tão privilegiada, a solução é evitar o uso de tecidos transparentes e apostar em cores alegres. Se optar por uma trama mais grossa, a alternativa pode ainda ajudar a reduzir o barulho que vem da rua. Mesmo dentro de casa, podemos literalmente não revelar o que está ‘por detrás da cortina’. Por exemplo, se tem um móvel multiuso, para armazenar garrafas de vinho, coloque uma cortina colorida, para que fiquem devidamente escondidas.

 

  • Chegada do Outono

A mudança das estações tem igualmente influência na escolha do cortinado. Com a proximidade do outono, as folhas caem e algumas tendências também. Ao contrário da primavera e do verão, pedem-se agora cores mais aconchegantes, como os castanhos, laranjas, vermelhos, amarelos e dourados.

As janelas são entradas naturais de frio nas casas, mas os cortinados podem aquecer o ambiente, se optarmos por tecidos pesados ou padrões alegres. Outra alternativa está nos modelos forrados, com um tecido diferente de cada lado, que têm maior espessura do que os simples e isolam melhor do frio.

Cortinado de Cozinha Ref. 91
Cortinado de Cozinha Ref. 91

 

  • Tire as medidas

Esta é a dica final, mas é um caso em que os últimos são os primeiros. Antes de se deslocar para escolher ou já comprar os cortinados, faça o trabalho prévio de medir concreta e precisamente o espaço onde pretende colocar as cortinas na cozinha. É um passo enorme para evitar chatices e garantir um resultado final agradável esteticamente.

Partilhe o artigo:
Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email