3 dicas para renovar a decoração do seu quarto para a Primavera

Pois é, chegou a Primavera! Pelo menos, no calendário. E esta coisa de chegar uma nova estação deixa-nos sempre com vontade de renovarmos a decoração lá por casa. Sente o mesmo? Não precisa de ser nada de muito dispendioso ou demorado. Umas almofadas novas ali, umas cores mais leves acolá e já sentimos que se respira um ar novo.

Essa mudança pode, precisamente, começar pelo quarto. Nós sabemos que os nossos clientes procuram com frequência ideias de decoração para esta divisão, por isso vale sempre a pena escrever sobre o tema e partilhar novas imagens e ideias.

Está curioso? Então, acompanhe-nos e tome nota!

 

  • Comece pela cor

Não há melhor do que mudar a cor de uma ou mais paredes para um espaço ganhar um novo impulso. Para além de eficaz, é barato e não é necessário, pelo menos na maior parte das vezes, recorrer a um profissional.

Pode pintar o quarto na totalidade, ou então, para o compromisso ser menor, escolher apenas uma superfície com interesse dentro do ambiente. Se enveredar por esta última alternativa, então debruce-se sobre a parede que está por detrás da cabeceira da cama porque é a que tem mais importância no quarto. Ao pintar esta parede com uma cor nova, o seu quarto tornar-se-á mais acolhedor e a própria cama sobressairá.

A cor que escolher dependerá sempre do estilo da casa ou do quarto em específico e do seu gosto pessoal. Procura uma atmosfera que transmita paz e tranquilidade? Então, opte por uma paleta com tons suaves como o pastel (azul, verde, rosa), o lavanda ou o bege, por exemplo. Por outro lado, as cores mais ricas e saturadas difundem luxo e conforto. Entre elas, tem os tons quentes de castanho, o laranja abóbora, o beringela, o azul meia-noite ou o vermelho cereja. Numa abordagem mais sofisticada e elegante, temos o preto que combina excecionalmente com acabamentos metálicos. Para usar esta cor, o quarto deve ser bem iluminado sob pena de ficar demasiado pesado.

Seja como for, peça uma amostra da tinta na loja e experimente-a na parede para ver como fica. Examine a cor de dia e de noite e com luz natural e artificial. E lembre-se: se o resultado final não o agradar, pode sempre voltar a pintar!

 

 

Colcha de Algodão Lisa Ref. Lolita
Colcha de Algodão Lisa Ref. Lolita

 

  • A cama é a protagonista de qualquer quarto

As camas com cabeceira acolchoada são particularmente refinadas e confortáveis. A cabeceira pode ser lisa ou ter um acabamento em ponto de capitonê. O recomendável é escolher um tecido liso que seja versátil. Se a cama for forrada com um tecido colorido e/ou com um padrão, depois é mais difícil encontrar têxteis que com ela combinem. No entanto, também pode fazer ao contrário: arriscar numa cabeceira mais exuberante e manter os têxteis simples e lisos.

Tem, ainda, as bonitas camas de dossel com cortinas semitransparentes que criam aquele casulo romântico e intimista. Para uma abordagem mais minimalista, pode deixar o dossel despido de cortinas. A estrutura da cama será na mesma uma adição interessante ao seu quarto. 

 

Sabe aquelas camas de hotel com têxteis macios, um edredão fofo e muitas almofadas? Transporte essa imagem para a sua casa. Compre um edredão branco e depois vá substituindo as capas consoante a estação do ano e o seu estado de espírito. Complete o conjunto com almofadas, idealmente até seis almofadas, com diferentes tamanhos e, por que não padrões e cores que se harmonizem? Aos pés da cama, ponha uma ou mais mantas. Et voilá… eis a cama de hotel, mas na sua própria casa.

Um quarto sem têxteis é um quarto sem alma, por isso, mesmo que more numa região quente, não se esqueça de um tapete que, nestas circunstâncias, pode ser em algodão ou sisal para não lhe fazer calor.

Saco de Edredão Ref. 8700
Saco de Edredão Ref. 8700

 

  • Providencie bons espaços de arrumação e iluminação

A arrumação está impreterivelmente ligada à decoração. Se dispuser de bons espaços para arrumar os seus pertences, então consegui-los-á tirar de vista e, assim, manter o espaço mais bonito. Valha-se de nichos, prateleiras e armários embutidos, de gavetões na cama, de cestos e caixas e de um roupeiro com um sistema de organização bem definido. Aos pés da cama, pode colocar uma banqueta com espaço de arrumação por baixo ou até um baú. Já para pendurar a roupa do dia a seguir, uma manta extra, um robe de quarto, entre outras coisas, pode usar um escadote decorativo que, ainda por cima, é tendência. 

E lembre-se que o projeto de iluminação é determinante para o sucesso decorativo e funcionalidade de um espaço. Para além da luz geral, normalmente suspensa no teto, distribua pela divisão outros pontos de luz mais específicos. Candeeiros sobre a cómoda e nas mesas de cabeceira, apliques nas paredes, candeeiros de pé a completar e a iluminar esquinas vazias e escuras… estas são algumas opções. Vale também a pena ter um regulador de intensidade. No fundo, é como a se a iluminação funcionasse por camadas consoante as necessidades do utilizador.

Jogo de Lençois Ref. 1350 - Grego
Jogo de Lençois Ref. 1350 – Grego

 

Partilhe o artigo:
Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email