Na hora de decorar a casa, não basta apenas ter atenção à estética dos ambientes. Para garantir o bem-estar dos moradores, é necessário pensar no conforto dos espaços. Se quer saber como deixar a sua casa ainda mais bonita, agradável e aconchegante é só seguir algumas dicas simples e económicas para tornar isso possível! Tome nota:
1. Mude a aparência das paredes
Se quer criar uma sensação de conforto e acolhimento na casa, mas sem ter que mudar nada, pinte uma das paredes da divisão com uma tonalidade terrosa e quente, como o castanho, o vermelho queimado ou o vinho. Se quiser acrescentar um toque de aconchego e, ao mesmo tempo, trazer uma referência clean ao espaço, invista em papel de parede adamascados e com cores suaves.

2. Invista em almofadas e futons
Quando se fala em conforto, é impossível não pensar em acessórios como as almofadas. Use e abuse desses elementos! Escolha capas com tecidos de toque macio e espalhe-os por ambientes como o quarto, home theater, espaço zen e sala de leitura. Nas varandas, almofadas e futons (que têm origem japonesa apostam na versatilidade e, fazem sucesso também como sofá. Por isso, usando a criatividade nas combinações, o produto confere um toque especial ao ambiente. Basta escolher as peças que combinem com a sua personalidade e colocá-las em assentos de banco ou de cadeiras, sobre a cama ou até mesmo no chão) são mais do que bem-vindos.

3. Acerte na iluminação
Para deixar a casa mais agradável e confortável, é importante usar iluminação indireta em alguns pontos, o que significa que deve recorrer a lustres, pendentes, abajures e candeeiros de parede. Quanto à cor da luz, é melhor que ela seja mais amarelada, pois a iluminação branca mantém a mente e o corpo ativos, enquanto as lâmpadas amarelas ou mais neutras são relaxantes e acolhedoras. Distribua velas pela casa e acenda-as apenas quando estiver presente.
4. Escolha um piso laminado ou de madeira
Os pisos de cerâmica ou porcelanato, que é um tipo de cerâmica muito compacta, onde cada peça é formada por um suporte e uma parte envidraçada. Esta última parte determina a cor e pode ser encontrada em muitas tonalidades, proporcionam um excelente efeito estético e são ótimos para áreas como casa de banho, varanda, cozinha e área de serviço. Porém, em espaços voltados para o descanso ou o convívio social, como salas e quartos, o ideal é investir em pisos laminados, muito práticos e bonitos, além de oferecerem um maior conforto térmico aos moradores e visitantes, por não serem frios.

5. Complemente a decoração com tapetes
Para aumentar ainda mais o conforto do espaço, use tapetes. Eles são peças-chave na decoração da casa! Os modelos para a sala devem estar em harmonia com os demais móveis, como sofá e poltronas, e podem ser maiores para trazer mais aconchego. Já os para o quarto podem ficar próximos da cama para proporcionar o conforto que os pisos descobertos não oferecem. Recomenda-se que os tapetes para a casa de banho e para a cozinha sejam antiderrapantes e/ou com borracha, para trazer mas segurança. E que tal deixar o quarto dos mais pequenos mais alegre e lúdico? Aposte num tapete infantil, com temas, desenhos e formas divertidas. Esta estratégia é altamente recomendada, principalmente em ambientes de chão frio. No inverno, os tapetes também são ótimas apostas, já que cumprem um papel decorativo e funcional nos ambientes. Vale ressaltar que, além de deixar os espaços acolhedores, estes elementos ajudam no isolamento acústico da casa, ótima ideia para apartamentos.

6. Espalhe plantas pela casa
As plantas decoram os ambientes, purificam o ar e deixam a temperatura da casa mais agradável. Como se não bastasse, elas promovem a integração da natureza no espaço urbano, deixando o lar mais fresco e convidativo. É necessário apenas ter cuidado para escolher as espécies certas para cada ambiente, além de se estar atento às especificidades do cultivo de cada planta.

7. Verifique o isolamento das portas e janelas
Nas janelas e portas utilize borrachas de calafetagem, tiras de silicones, escovas, massas de enchimento, ou qualquer outro material de calafetagem adequado. Poupa energia e tem muito menos frio!