5 ideias para se proteger do frio

Os meses de inverno exigem cuidados acrescidos. As crianças e os idosos são os que mais devem fazer por manter a temperatura, mas os adultos também se devem resguardar. Apesar de Portugal não ser dos países mais frios da Europa, o inverno é geralmente marcado por temperaturas baixas. Desta forma, reunimos 5 dicas que o vão ajudar a manter-se mais quente nesta época do ano:

  1. Tome banho com água morna.

Pode parecer estranho, mas tomar banho de água morna é uma forma de se proteger do frio. Pode apetecer-lhe um banho com a água muito quente, mas saiba que as altas temperaturas removem a camada protetora natural da pele. Por outro lado, vai ver que lhe custará menos a sair da banheira, devido à menor diferença de temperatura.

mulher a tomar banho de água morna

  1. Deixe a sua cama pronta para o frio

Compre roupa de cama mais quente. O segredo para se manter mais protegido debaixo da roupa de cama é escolher peças que possuam uma quantidade maior de fios. Para não correr o risco de sentir frio durante a noite, opte por um edredon de aquecimento, lençóis de flanela (100% algodão), e alguns cobertores e almofadas extras. Vai ver que se vai sentir muito mais aconchegado(a) e passar uma noite de sono tranquila, sem acordar a meio da noite com arrepios de frio. Para complementar, pode também usar botijas de água quente. Vão desde as clássicas, de borracha, em forma de almofada, às mais sofisticadas, com um acumulador de calor, que são aquecidas eletricamente. Tenha só atenção ao preparar a botija… Deve ter-se o cuidado de não colocar a água demasiado quente e, além disso, revesti-la com um pano para evitar queimaduras e permitir que o calor se distribua de maneira mais uniforme.

Cobertor Laminado no quarto
Cobertor Laminado Ref. Spots
Jogo de Lençóis Flanela cor cinza
Jogo de Lençóis Flanela Ref. Trança
  1. Poupe no aquecedor e use mantas quentes

Durante o dia (ou antes de deitar) não há nada melhor do que ter uma manta quente para nos aquecermos, enquanto vemos televisão na sala ou trabalhamos no escritório. E uma manta não tem de ser necessariamente enfadonha e básica. São perfeitas para dar uma nova vida à sala ou outra divisão da casa!  Use e abuse de tecidos em pêlo sintético, lã ou tecido polar. Ao fazê-lo, vai notar que talvez não precise de despender tanto dinheiro em aquecedores.

Manta cinzenta
Manta Ref. Plush
Manta Rosa
Manta Ref. Dupla
  1. Aposte nos tapetes

Pois é, os tapetes e carpetes são ideais para manter os espaços interiores mais quentes. Retêm melhor o calor e trazem maior sensação de conforto. Para além disso, são uma forma de dar mais cor aos ambientes, principalmente nas divisões mais neutras da casa. Pode usá-los na sala, nos quartos e nos corredores. Mas atenção! Se tiver problemas respiratórios, não se esqueça de redobrar os cuidados de limpeza, de preferência utilizando um bom aspirador de pó.

tapete branco sala

  1. Isole bem o quarto

É importante que vede bem as portas e janelas do seu quarto e que mantenha o ambiente entre os 18ºC e os 21ºC. Além de ser uma temperatura amena e confortável, vai minimizar a mudança brusca de temperatura quando for para o exterior. E não precisa de investir uma fortuna no isolamento! Basta aplicar alguns truques simples que o vão ajudar a mitigar as pequenas correntes de ar que entram através das portas e janelas. Pode começar por colocar almofadas compridas de pano nos parapeitos das janelas e no chão, junto à porta. Colocar cortinas pesadas a obstruir as janelas durante a noite também pode ajudar a que o seu quarto não arrefeça tanto. No entanto, deve abri-las durante o dia para deixar entrar a luz e o calor do sol.

Cortinado Decorativo Cinza
Cortinado Decorativo Ref. Nevada

Conjugue estas dicas com um chocolate quente e um filme e verá que até vai começar a gostar mais do inverno! 😊

Partilhe o artigo:
Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email