Tem dificuldades em dormir? A alteração de certos hábitos e rotinas, a utilização de determinadas cores na decoração do quarto, a presença de plantas, o tipo de colchão e almofadas, a alimentação ou a iluminação são alguns elementos que podem interferir diretamente no nosso sono.
Ultrapasse esse problema lendo as nossas dicas. Dependendo do motivo que o(a) leva a ter insónias, umas podem resultar melhor do que outras, mas não custa tentar!
- As cores transmitem diferentes sensações
Para ajudar a induzir o sono, devem ser utilizadas cores mais claras e que transmitam mais tranquilidade. Os quartos com cores predominantemente azuis são os melhores para a qualidade do sono. O verde claro e os tons acinzentados também são aconselhados.

Invista em móveis com cores neutras como o castanho, bege, branco ou creme. Para as paredes, aposte nos tons cinza. As cores vivas, como o laranja, vermelho ou amarelo não são as ideais para ter em grandes quantidades, mas para que o seu quarto ganhe alguma vida, utilize estas cores nos detalhes mais pequenos, como por exemplo nas almofadas decorativas.

- Flores e plantas também são muito bem-vindas na decoração do quarto
Elas também provocam uma sensação de bem-estar e dão alguma cor ao seu quarto. Alguns exemplos de plantas que podem ajudar a induzir o sono são a lavanda (boa opção para quem sofre de ansiedade), o jasmim (o seu aroma é um relaxante natural) ou a gardénia (na medicina tradicional chinesa, esta planta é usada como um sedativo para aliviar a ansiedade devido ao seu poder relaxante e para as pessoas com problemas de insónias).

- A escolha da cama também é fundamental
Invista numa resistente, firme e que não faça aquele barulho incomodativo que tanto incomoda na hora de dormir. Escolha colchões macios, mas não demasiado moles. Deve ser confortável e ergonómico, para acompanhar a curvatura da coluna. Há vantagens e desvantagens em todos os tipos de colchão: de água, espuma, viscoeslástico, latex e molas. Entre numa loja e peça ajuda ao vendedor para o ajudar a avaliar qual o que mais se adequa às suas necessidades, pois os colchões devem ser escolhidos tendo em conta vários fatores, como o peso, altura, a posição em que normalmente dorme, etc. Tenha em conta que o nosso corpo se modifica ao longo do tempo, pelo que o colchão que utiliza atualmente pode não ser adequado daqui a uns anos. Além disso, os materiais podem começar a degradar-se, tornando o colchão menos confortável (leia também Saiba como escolher a melhor cama).
- E não se esqueça da almofada de repouso!
Uma boa opção são as almofadas viscoelásticas, que têm qualidades terapêuticas, são ergonómicas, higiénicas, confortáveis e proporcionam uma sensação constante de frescura.

- Mudar de hábitos
Uma pesquisa realizada pela revista científica Annals of Internal Medicine mostrou que a mudança de alguns hábitos poderia ajudar as pessoas com insónias a dormirem mais rápido. Os resultados demonstraram que não ingerir alimentos pesados antes de dormir, não consumir café, álcool ou tabaco antes de para a cama e evitar usar o telemóvel na cama têm um impacto positivo no sono. Há também técnicas de relaxamento que permitem “imitar” o estado em que o corpo se encontra durante o sono, o que poderá ajudá-lo a adormecer com mais facilidade. Desta forma, se quiser testar estas técnicas, deverá começar por respirar mais profunda e lentamente, manter os olhos fechados (girando-os no sentido dos ponteiros do relógio e ao contrário algumas vezes), fazer pausas de aproximadamente 3 segundos na respiração a cada 15 seguintes (o que o ajudará a diminuir a tensão) e contrair os músculos a cada 2 segundos (isto ajudará a enganar o corpo, uma vez que o ser humano tem tendência a fazê-lo enquanto sonha).
- Habitue-se a dormir na total escuridão
Um truque bem simples é usar cortinas backout, que impedem totalmente a entrada da luz. Opte também por lâmpadas mais amareladas, em vez de usar as brancas. As luzes brancas inibem a produção de melatonina, uma hormona produzida pelo nosso organismo cuja principal função é regular o sono.

Esperamos que estas dicas lhe possam trazer mais descanso daqui para a frente! 😊