O quarto das crianças é uma das divisões da casa onde provavelmente elas passam mais tempo, por isso todos os pais querem decorá-lo da melhor forma para que os seus filhos se sintam felizes, tranquilos e com espaço suficiente para brincarem. Para além da questão estética, é importante ter também em consideração alguns aspetos mais funcionais. Quanto mais funcional for o quarto, mais fácil será manter a sua arrumação. Antes de iniciar a decoração, planeie cuidadosamente onde vão ficar os móveis, a cama, os brinquedos, bonecas, material escolar, entre outros, para que estes ocupem o menor espaço possível e para que tudo fique ao alcance das crianças.
A opinião das crianças deve ser levada em consideração, pois afinal são elas que vão dormir, brincar e passar a maior parte do tempo no quarto. Se as crianças já conseguirem expressar a sua opinião vão conseguir ajudá-la a ter ideias criativas e que certamente ajudarão a que elas criem uma maior empatia com o espaço.
Cores pastel, tecidos com texturas e padrões com cores alegres fazem do espaço um lugar confortável e íntimo, que será sempre, em última análise, uma questão de gosto pessoal. No caso da cama, pode apostar em cores mais claras para os lençóis, como o branco ou azul claro, e aproveitar o cobertor para dar alguma vivacidade ao quarto. Se for uma menina pode utilizar os tons amarelos e rosa, enquanto que se for um menino pode conjugar o azul com o amarelo.



Enquanto as almofadas de peluche podem ser dispensáveis durante a adolescência, são as mais apreciadas entre os mais pequenos. Especialmente quando começam a gatinhar, os tecidos fofinhos e macios são sempre bem-vindos. No entanto, para dormir, utilize sempre almofadas mais apropriadas, que sejam de qualidade, fáceis de lavar, antialérgicas e que sejam concebidas de forma ergonómica para que o seu pequenino possa repousar nas condições ideais para o seu bem-estar.

Em nenhuma outra divisão da casa o papel de parede tem tanta importância como nos quartos dos bebés/crianças. Enquanto na sala nos é permitido sermos mais conservadores, as crianças devem estar no seu pequeno império rodeados de uma atmosfera que os inspire e que os faça felizes. Para os bebés pode utilizar papel de parede pintado com heróis de banda desenhada, personagens de contos de fadas ou algo mais leve com cores claras e padrões simples. Para as crianças, pode apostar nas formas geométricas ou riscas multicoloridas ou, no caso dos maiorzitos, um mural de fotos da sua cidade de sonho, do seu estádio de futebol favorito ou de um concerto da sua banda preferida.
Não se esqueça de que o quarto infantil deve conter um espaço próprio que as crianças possam utilizar para estudar e desenhar. É bom que elas se habituem desde cedo a estas atividades. Coloque também coisas que estimulem a sua criatividade e interesse, como por exemplo mapas, jogos, brinquedos, livros infantis e outros materiais diversos. Se quiser, pode também pendurar os seus desenhos e trabalhos manuais na parede de modo a que elas possam admirar as suas pequenas obras de arte e apreciar mais a decoração do seu espaço.
Dê também bastante atenção à iluminação! Não obstrua as janelas com móveis ou cortinas demasiado pesadas. Use cortinas claras, resistentes e que permitam a entrada de iluminação natural, mas com moderação.
