Uma casa sem plantas ou flores parece que fica incompleta. Sem dúvida que um lar fica mais aconchegante e menos despido quando há a presença de alguns “cantinhos verdes”, principalmente vivendo num apartamento e não tendo um jardim. Além de darem cor e vida à casa, as plantas ajudam a renovar o ar e são excelentes desintoxicantes do ambiente. Porque não começar já por colocar uma na mesinha de cabeceira do seu quarto?

Não precisa de ser um expert para decorar a sua casa com plantas. Muitas delas são fáceis de cuidar e exigem apenas alguns dias de rega e uma manutenção de vez em quando, como remover as folhas/flores mortas ou tirar-lhes o pó.
Conheça algumas das plantas/flores que lhe poderão trazer dinamismo e frescura ao seu espaço.
1. Ervas Aromáticas
As ervas aromáticas são excelentes para ter na sua cozinha! Pode cultivá-las e usufruir delas para aromatizar os seus cozinhados. A grande vantagem é que elas não precisam de estar num jardim ou numa varanda, pois conseguem crescer e desenvolverem-se dentro de casa, considerando sempre a importância da luz. Coloque-as perto da janela!

Se não quiser arriscar na plantação de várias ervas aromáticas de uma só vez, pode começar pelas ervas que usa com mais frequência e, mais tarde e conforme a adaptação, pode avançar para o cultivo de mais espécies. Algumas das ervas aromáticas mais utilizadas são a salsa, os coentros, o manjericão, o tomilho, o alecrim, os orégãos, entre muitas outras opções, que ficam ao seu critério e gosto.
2. Orquídeas
Se pretende dar cor ao seu lar, uma excelente opção é a orquídea. Esta flor pode ser perfeitamente cultivada em casa, apesar de não ser a de mais fácil manutenção. As orquídeas precisam de sol e de água com regularidade, mas nunca em grande abundância porque pode levar ao apodrecimento das suas raízes. Escolha uma janela pela qual entre luz direta durante parte do dia. Evite que ela receba sol direto em demasia, uma vez que isso pode levar a que as folhas fiquem queimadas. Se achar que a janela que escolheu recebe demasiada luz, procure utilizar uma cortina fina para proteger a planta.

3. Catos
Opte por colocar um ou outro vaso pequeno numa mesa, num móvel ou numa janela. Se preferir, compre espécies maiores que ficarão lindamente num vaso, perto do sofá ou da entrada de casa. A sua facilidade de cultivo, a reduzida manutenção e o grande número de variedades disponíveis, fizeram com que esta planta suculenta ganhasse cada vez mais adeptos ao longo do tempo. Existem catos com flores, com espinhas, natalícios ou em forma de pedras.
4. Bonsais
O bonsai é aquela planta lindíssima que todos desejam ter, mas que precisa de ser tratada diariamente. Cortar folhas e galhos, deixá-lo perto da luz natural e regá-lo com cuidado são algumas das ações a ter em conta. Comece por regar bem devagar, por cima da terra e à volta do tronco, certificando-se de que a água sai pelos orifícios de drenagem do vaso, para que não se acumule nas raízes.
5. Palmeiras-areca
A palmeira-areca é uma palmeira de interior magnífica e muito popular porque se adapta a qualquer tipo de espaço: hall de entrada, corredor, escritório, sala de estar, sala de jantar, entre outras divisões da casa. As folhas são longas e crescem a partir da base dando um fantástico toque de verdura e de frescura ao seu lar. Esta planta é muito utilizada para decoração de ambientes internos pois em comparação com outros tipos de palmeiras apresenta rápido crescimento, não precisa de grandes cuidados na terra nem adubação. Existe uma enorme variedade de palmeiras, aproximadamente 2500 espécies diferentes, mas a areca é a mais procurada para efeitos decorativos. Esta é uma das plantas com maior poder de purificação do ar e de regulação da humidade em locais fechados.
6. Aloé-Vera
Esta é uma planta da categoria das suculentas. É conhecida pelos seus benefícios curativos, com propriedades desintoxicantes e anti-inflamatórias, e é também muito fácil de cuidar, sendo ideal para quem deseja ter uma planta em casa sem ter de se preocupar com a sua manutenção.
7. Bromélia
A bromélia, perfeita para o escritório da sua casa, dá-se bem com a luz artificial. A maioria das bromélias floresce uma vez ao ano, se o clima for suficientemente quente e húmido, e mantêm uma boa folhagem durante todo o ano. Certifique-se que a planta tem uma boa drenagem e não a regue em demasia.
8. Buxo de Interior
O buxo cresce muito lentamente, mas é ótimo para colocar em jardins interiores, se tiver o privilégio de ter um. Para manter o seu buxo em boas condições, deve manter uma exposição solar parcial ou completa, sendo uma janela ou uma sala solarenga o local ideal para o colocar. Regue cerca de uma vez por semana quando sentir que o solo está seco.