Por incrível que pareça, o Halloween não é uma tradição originalmente americana, como muitos pensam. Foi criada na Europa há mais de 2 mil anos pelo povo Celta, e reza a lenda que de dia 30 de outubro a 2 de novembro os mortos voltavam a povoar a terra e viravam fantasmas. A apropriação do Halloween em Portugal é o resultado da globalização, tendo ganho adeptos de ano para ano.
É uma época festiva perfeita para decorar a sua casa com enfeites alusivos às suas principais cores, temáticas e símbolos. A decoração é normalmente elaborada com preto e laranja, mas também existe a possibilidade de combinar estas cores com o roxo, branco ou prateado, por exemplo.


As abóboras, teias de aranha, balões “macabros”, morcegos, fantasmas e velas não podem faltar na decoração e, por isso, vamos dar-lhe umas pequenas dicas para que tenha uma noite de Halloween memorável!
Abóboras: uma decoração de Halloween que se preze tem que estar repleta de abóboras! Uma ideia engraçada poderá ser fazer abóboras de lã. E nem precisa de ter muita habilidade! Se quiser, pode complementar com abóboras reais, esvaziadas por dentro, com buracos nos olhos, nariz e boca e com uma vela no seu interior.

Teias de Aranha: são imprescindíveis, tanto dentro como fora de sua casa. Com novelos de lã ou algodão de enchimento para que possa esticar e espalhar pela casa, em janelas, portas ou cortinados! Não se esqueça claro de comprar as aranhas de plástico para complementar a decoração.

Balões: Encher balões cor-de-laranja e desenhar neles caretas arrepiantes com caneta permanente é fácil, barato e, além disso, os balões podem ser colocados em qualquer lugar da casa: casa de banho, sala, cozinha, quarto, etc. Se quiser, pode também colocar balões pretos e brancos a sair da lareira.


Morcegos: Cole morcegos feitos com cartolina preta na porta, dentro de uma moldura ou em qualquer outro lugar que prefira. Para complementar, pode aproveitar a cartolina preta e fazer ratinhos para espalhar por toda a casa!

Fantasmas: são um elemento que não pode faltar na sua decoração de Halloween! Podem ser feitos com lençóis e pendurados do teto, nas fechaduras de portas, nas janelas ou mesmo na porta da entrada.

Velas: a iluminação de Halloween é muito particular. A casa deve estar maioritariamente escura, mas claro que tem de ter sempre alguma luz. Para dar um efeito misterioso à casa, coloque velas em locais estratégicos, com por exemplo dentro de abóboras ou potes de vidro vazios. Se utilizar o segundo, coloque-os em cima de mesas, em janelas ou na varanda e não se esqueça de fazer desenhos macabros no vidro com uma caneta apropriada. As velas dão sempre um toque mais sombrio ao ambiente!
