Da mesma forma que a maior parte do nosso tempo se rege pelo trabalho, o da criança deveria reger-se pelas brincadeiras. Sim, porque sejamos honestos, a função das crianças é brincar, inventar, dar asas à imaginação e criar mundos imaginários. Vamos sugerir 10 ideias para decorar e “preparar” a casa para o Dia da Criança. Afinal, ensinar a aproveitar e valorizar ao máximo o potencial de cada espaço e tornar a casa mais atrativa é o nosso objetivo.
No meio do turbilhão dos dias e do relógio a correr entre o pequeno almoço e o banho antes do jantar, perdemos a noção dos deveres dos mais pequenos. Preocupamo-nos demasiado com afazeres que pouco interessam e pouco com as ferramentas que as nossas crianças precisam para crescer saudavelmente, com criatividade, inspiração e alegria!
Ainda se lembra quando tinha 5, 6, 10 anos? Lembra-se do que nos fazia mais felizes? Quais as histórias que ainda hoje estão gravadas na nossa memória?
As crianças crescem muito depressa e um destes dias, quando olharmos para trás, provavelmente já estarão na universidade.
Aproveitem a oportunidade e ajudem-nos a entrar no mundo imaginário que brevemente pode desaparecer.
Retire daqui uma ou duas ideias e surpreenda uma criança perto de si no próximo dia 1 de junho! Vai ver que daqui a uns anos ela ainda se vai lembrar!
-
O esconderijo perfeito e ponto de observação
Que criança não adora refugiar-se no seu mundo? Fazer casinhas, esconder-se dentro do armário ou debaixo da mesa? Ter um espaço exclusivo, íntimo e interdito a qualquer um com mais de um metro é o sonho de toda a criança. Ajude o seu filho a ter um espaço mágico ou uma passagem secreta! Aproveite um armário para fazer um esconderijo e coloque um óculo no buraco da fechadura ou abra uma passagem para um mundo imaginário.
-
A porta para a terra dos sonhos
Simples, rápido e barato de executar. A porta do quarto das crianças deve ser o acesso privilegiado para o fantástico mundo da fantasia onde tudo é possível. Pegue numa trincha e em algumas ferramentas e crie uma porta especial para a terra dos sonhos!
-
Aproveitar estantes e fazer uma casa de brincar
É muito mais fácil fazer uma casa de bonecas do que possa imaginar. Encoste uma estante à parede e utilize cada divisão para uma assoalhada da nova casa de bonecas. Basta criar vários ambientes e completar com algum mobiliário de brincar e decoração.

-
Arrumação divertida
Lembra-se do martírio que era arrumar o quarto? E se na altura tivesse a possibilidade de criar uns personagens com a tua roupa? Pense em algumas ideias brilhantes para que os diabinhos aprendam a deixar as coisas no lugar e gostem de ser arrumados.
-
Atelier dos artistas
Já Picasso afirmava que todas as crianças são artistas. Desperte a alma de artista que há nos mais novos criando uma parede para dar asas à imaginação. Há várias formas de o fazer. Pode pintar a parede com tinta “ardósia” e “magnética”, montar um rolo de desenhador ou simplesmente colar papel de cenário e permitir que os mais novos pintem as paredes.
-
O escritório dos mais novos
Quem nunca brincou aos escritórios? Aos médicos, jornalistas, astronautas e professores? Todas as crianças gostam de imitar os pais e ter um sítio onde possam trabalhar! Crie um pequeno escritório lá em casa para que os mais novos se habituem a ter o seu posto de trabalho próprio.

-
Pernas para que te quero
Acha que a energia dos seus filhos não se esgota e que não há nada que os canse? Provavelmente precisam da sua ajuda para queimar mais calorias. Lembra-se de quando era criança tentar subir pelas paredes do corredor? Ou subir aos armários para saltar de guarda-chuva? A ideia é criar um pequeno ginásio em casa ou apenas alguns elementos que sirvam para exercitar a capacidade motora dos mais novos. Há coisas tão simples como montar uma parede de escalada ou um baloiço no corredor.
-
Há coisas que nunca mudam
Há jogos que nunca mudam e espaços que têm muito potencial, mas normalmente são desvalorizados e esquecidos. Já pensou no que se pode transformar o corredor lá de casa? Barras no teto para um desafio familiar, jogos de espelhos, tabelas de basquetebol, uma passagem enigmática ou uma pista de jogos no chão são apenas algumas ideias.
-
Recanto de histórias
Quer criar hábitos de leitura aos seus filhos? Então prepare o recanto especial das histórias. Um canto confortável, com luz e sossegado onde sozinho ou em família os livros se transformem nas melhores histórias. Monte uma espécie de biblioteca e disponha os livros de forma organizada e acessível. Até pode acrescentar um pequeno palco e cenário para em conjunto darem mais vida aos livros.
-
Imaginação sem limites
Para as crianças tudo pode ganhar vida, tudo se transforma num personagem da história. Olhe para os objetos e mobília e tente perceber como transformá-los em desenhos animados. Vai ver a cara de surpresa dos mais pequenos quando entrarem pela porta da Terra dos Sonhos!

Na verdade, as casas deveriam todas ser divertidas e inspiradoras. Não só para as crianças, mas também para os adultos. Não tenham medo de arriscar. Aproveitem a celebração do Dia da Criança e deem asas à imaginação. Afinal é sempre tempo de brincar!