Cozinha (re)vestida

Afinal como deve decorar uma cozinha? Será fácil? Dispendioso? Por onde começar? Será necessária muita coisa? Enfim, aqui terá a oportunidade de ver todas as suas dúvidas esclarecidas.

A cozinha como uma das divisões principais da nossa casa, jamais poderá ser esquecida, muito menos negligenciada. Mesmo que seja um especialista ou não da cozinha, uma coisa não leva à outra, até porque mesmo que não seja um master, por lá organizará as suas compras e tomará umas refeições, mesmo que simples. Posto isso, não há desculpas para não a organizar como deve ser e como ela bem merece. Até quiçá que ao ter uma cozinha mais atrativa, não desenvolva o gosto pela culinária.

1. Por onde começar

Primeiro há que fazer algumas questões retóricas: “o que acho da minha cozinha? É bonita? Atrativa? Ou será que lhe falta algo?”. Se acha que não está no ponto, então é porque precisa de uma “mão madrinha”! Numa primeira fase há que pensar numa nova organização dos objetos e das louças, retirar tudo e aproveitar para dar uma limpeza. De certeza que encontrará objetos que só estarão a ocupar espaço e que não precisam de estar lá a ocupar lugar, por isso poderão ser reciclados ou mesmo deitados fora. Depois de uma nova organização e de estar tudo muito mais clean a vossa cozinha tem uma nova aparência…, mas ainda faltará algo!

2. Quais são os objetos decorativos ideais para uma cozinha?

Tudo dependerá do tamanho da vossa cozinha, se ela for pequena é claro que não irá ocupar grande espaço com detalhes decorativos, mas tudo será uma questão de subtileza e da aposta certa. O primeiro grande truque é a aposta das cores, escolha duas ou três na paleta cromática e brinque com elas, através de vários elementos bem giros. No caso de a cozinha ser pequena, prefira tons claros, para a luminosidade e grandeza. Uma excelente aposta no mundo decorativo são as prateleiras, pois são perfeitas para decorar, já que tudo fica à vista, além disso são versáteis e baratas. Numa cozinha existem também ganchos para pendurar utensílios, panos ou até livros, estes são também uma boa sugestão decorativa.

Panos de cozinha
Pano de Cozinha Bordado Ref. 01-Pote

Tenha ainda, cuidado com a iluminação, esta tem um papel fundamental na decoração de uma divisão, nomeadamente a cozinha, onde é indispensável muita luz. Por outro lado, apostar em flores ou plantas, como umas ervas aromáticas, que dão sempre jeito na cozinha serão sem dúvida, uma excelente aposta. Dá um ar super agradável ao ambiente.

Deixamos aqui um exemplo de como (re) vestir/ (re) decorar a sua cozinha:

3. Decoração de cozinha pequena e moderna: como planear e otimizar o espaço

Antigamente, por exemplo, as cozinhas surgiam enquanto espaços independentes e isolados em relação às demais divisões. Quem estava a cozinhar não estava em contacto com as pessoas que estavam na sala de estar ou de jantar. Isso já não faz sentido. Cozinhar é partilhar e as famílias modernas hoje privilegiam espaços configurados numa lógica de plano aberto. Quando as cozinhas são pequenas, esta abordagem faz ainda mais sentido. Derrubar paredes é ampliar um espaço e torná-lo mais arejado.

Deixamos-lhe algumas dicas abaixo, do que não pode faltar numa cozinha pequena de estilo moderno:

  • Cores claras: as cores claras são as que melhor definem o estilo moderno, minimalista ou escandinavo e, numa área pequena, são particularmente importantes, na medida em que transmitem uma maior sensação de amplitude. Ora, se tem uma cozinha moderna, aposte em tons luminosos, como o branco ou o pastel, e deixe as cores mais escuras para os elementos decorativos que podem aparecer enquanto contraste.
mesa de cozinha
Toalha de Mesa Anti-Nódoa Ref. Amelia
  • Ilha de cozinha ou península: sim, as ilhas de cozinha ou as penínsulas são estruturas, por norma, volumosas, mas isso não quer dizer que não tenham lugar numa cozinha pequena. Como dizíamos, as cozinhas pequenas têm a ganhar quando estão abertas para a sala de estar e/ou de jantar e as ilhas ou penínsulas podem servir para demarcar virtualmente os limites do espaço e, claro está, como locais de arrumação adicionais. Além do mais, há ilhas pequenas com rodas que pode mudar de sítio a seu bel-prazer.
  • Armários com linhas clean superfícies lisas: armários de cozinha ornamentados e pesados? Esqueça isso. Opte por uma frente de cozinha composta por armários numa cor clara (o branco é sempre uma boa ideia) com linhas depuradas e superfícies lisas, modernas e fáceis de limpar.
  • Boa iluminação:se há coisa que não pode faltar num espaço moderno é muita luz: natural e artificial. As janelas da sua cozinha devem ser desimpedidas para entrar o maior fluxo de luz natural possível. No que toca à luz artificial, sugerimos o uso de LED que são ecológicas e duram muitos anos. Coloque as LED sob os armários superiores para iluminar a bancada e embutidos no teto.
Cortinado de Cozinha Ref. Toranja
  • Móveis multifuncionais: a modernidade anda de mãos dadas com a funcionalidade. As famílias modernas procuram casas simples, práticas, confortáveis e que sejam fáceis de usar. Seja inteligente na compra dos seus móveis. Uma península ou ilha pode servir para a incorporação de eletrodomésticos e da banca de lavar louça, para arrumação, como espaço de preparação de alimentos e enquanto superfície para refeições informais. Os balcões podem ter tábuas ou tabuleiros extraíveis. Abra-os enquanto faz as refeições e recolha-os para debaixo da bancada no fim.
  • Organização: a organização é crucial numa cozinha, sobretudo no estilo moderno. Ter uma cozinha com bons espaços de arrumação, para além de funcional, é mais interessante do ponto de vista estético já que o ambiente fica visualmente mais limpo. Em vez de uma simples gaveta, aposte numa gaveta com um interior já com divisórias para que cada objeto tenha o seu espaço. Em vez de prateleiras fundas, favoreça prateleiras extraíveis para ter tudo à mão de semear. Quando escolher os seus armários, tenha em conta estes pontos.
  • Aço:há uma panóplia de materiais que podem ser usados numa cozinha moderna. Os materiais clássicos, como o mármore ou a madeira, também têm lugar neste estilo. No entanto, nenhum material é mais moderno do que o aço que pode ser usado nos detalhes ou ter uma presença mais expressiva.
  • Tecnologia:só podíamos terminar com a tecnologia que se desenvolve a um ritmo alucinante e torna as divisões mais inteligentes. Luzes LED, placas de indução, torneiras elétricas, fornos a vapor, frigoríficos com vidros que, através do toque, mostram o que está no interior, máquinas de lavar roupa que adaptam os programas ao tipo de louça que têm no interior, e assim sucessivamente. Fique espantado com a tecnologia que existe hoje para a cozinha.
Partilhe o artigo:
Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email