Ter uma varanda em casa é uma delícia. Não acha? Nada melhor do que ter uma área aberta para relaxar nos dias de calor, receber a família e os amigos para um café e ler um livro com uma brisa fresca. Porém, viver na cidade e ter uma varanda ampla já começa a ser uma noção utópica. Isto acontece porque os apartamentos nas cidades grandes são cada vez mais pequenos. Ter uma varanda pequena pode ser um desafio, mas nada é impossível!
Acompanhe as nossas ideias para utilizar melhor a sua pequena varanda:
-
Os tecidos, grandes aliados
Ainda que pareça estranho, todas as varandas contam com mantas, tapetes, almofadas e almofadões. São eles que transportam cor, calor e conforto para as varandas. Além disso, se não temos espaço suficiente para colocar cadeiras, os almofadões são ideais para criar um espaço confortável e relaxante onde se pode deitar e sentar ao sol. Claro que são elementos que devem ser recolhidos para que não se estraguem, mas guardar um tapete pode ser feito em apenas alguns segundos, dobrar uma manta e guardar as almofadas no armário também.

-
Móveis de exterior
Devemos escolher poucos móveis, úteis e, claro, adaptados ao exterior para que a chuva e o sol não os deteriore. Temos que escolher peças básicas como algumas cadeiras e uma mesa, assim aproveitaremos para tomar o café pela manhã, almoçar ou jantar ao ar livre. Se ainda tem espaço poderá incluir elementos puramente decorativos como vasos por exemplo.
-
O indispensável, acessórios dobráveis
Quanto o espaço não abunda, podemos recorrer a alguns acessórios originais. Um deles são as mesas dobráveis para pendurar. Quando estão fechadas, não ocupam espaço. Abertas são o ideal para fazer uma refeição agradável.
As prateleiras de canto também são boas para usar como acessórios decorativos para as varandas pequenas e se não dispensa a churrasqueira, esta pode ser pendurada no corrimão ou até fixada na parede, poupando novamente muito espaço.
-
Madeira, uma bela aposta
É um dos materiais que trazem um toque natural e acolhedor à nossa varanda. Podemos cobrir uma mesa com vime, colocar um pufe, utilizar algumas caixas de madeiras como mesinhas auxiliares e pronto! Já temos uma varanda acolhedora e convidativa.
-
Plantas e flores
Claro, não existe varanda sem flores. Aqui existem gostos para tudo, escolha as suas flores favoritas e complete a decoração do seu jardim improvisando com plantas verdes que transmitam frescura e sejam resistentes ao clima da sua cidade. As trepadeiras são ideais se não queremos complicar, a própria forma de crescer ajudará a que a varanda inteira fique decorada.

-
Iluminação
Não há nada melhor que um pôr do sol num dia de verão! Aproveitar os dias de calor para fazer um jantar sob a luz da lua… isso não é algo ao alcance de poucos, todos podemos desfrutar de um jantar e de um bom vinho ao ar livre na nossa pequena varanda. Para conseguir uma atmosfera adequada e a luz que necessitamos podemos colocar fios de luzes em volta da varanda. Uma solução funcional e encantadora.
-
Discrição
Se temos a varanda muito à vista dos vizinhos pode forrar a frente da mesma com uma rede, uma lona, tecido ou inclusive reciclar algumas velhas persianas de bambu…. Trará um ar muito exótico para a varanda.
Vá até à sua varanda, abra a porta e dê uma olhadela…. Está a aproveitar bem a sua varanda ou está a usá-la para arrumações?