O segredo por trás das cortinas

Quando falamos de decoração, nunca podemos esquecer duma peça tão especial como a cortina. Além de ser um elemento finalizador com elegância e delicadeza, ela traz também soluções para o controlo da claridade com requinte e funcionalidade.

Atualmente, o mundo das cortinas é bastante diversificado tanto em material como em estilos, pois temos muitas opções na hora de decorarmos um ambiente que vão desde as cortinas tradicionais em tecidos até às persianas de madeira, bambu, material sintético e painéis de diversos padrões.

Escolher a cortina ideal para compor a decoração exige certos cuidados, é preciso pensar no espaço disponível e a relação com os móveis e a pintura do ambiente. Existe uma infinidade de combinações e, por isso, alguns aspetos não podem ser deixados de lado.

Se a sua janela proporciona uma vista incrível, não desperdice bons momentos de contemplação, prefira tecidos claros e leves, assim a sua cortina pode ser facilmente recolhida às laterais quando quiser apreciar a paisagem. Se a ideia é impedir a passagem de luz opte por modelos de cortinas com tecidos mais espessos ou que possuam forro.

Caso a sua vista não seja tão privilegiada assim, neutralize esse ponto fraco evitando o uso de tecidos transparentes e aposte em cores alegres, vivas e vibrantes. Se optar por uma trama mais grossa, a alternativa pode ainda ajudar a reduzir o barulho que vem da rua.

Resolvidos os problemas com a janela e a paisagem local, chegou a altura de tirar algumas dúvidas que envolvem a parte interna da casa. Se o ambiente for pequeno prefira uma cortina mais simples, sem pregas ou que utilizem prega macho, com tecidos que não pesem e cores suaves. Se por acaso tiver algum estampado, que sejam poucos e discretos.

Em espaços amplos e com pé-direito alto abuse da queda reta, com cortinas verticais e longas.

A influência das cores

  • Tons neutros: a cor branca traz mais leveza para a casa, além de passar uma ideia de um ambiente limpo e bem cuidado. Mas atenção, se a incidência de sol no local for grande vai precisar de um forro para diminuir a luminosidade. Outro aspeto importante ao usar o branco na decoração é saber dosear a quantidade, em excesso ele pode cansar e gerar um certo isolamento. Saiba brincar com as cores. As cores cinza e preto também são consideradas neutras, sendo o tom mais fechado ideal para as cortinas da sala de televisão/vídeo.
Cortina
Cortinado Decorativo Ref. 83
  • Tons frios: as cores frias, como o azul e o verde, por exemplo, acalmam o ambiente e são ideais para espaços onde convivem pessoas muito agitadas, ou que estejam a necessitar de descanso. Sendo assim, os tons frios dão ótimas cortinas de quarto. Caso a peça cubra toda a parede, combine com cores mais vibrantes na decoração.
Cortina para sala
Cortinado Decorativo Ref. Rosa
  • Tons quentes: as cores quentes, como o laranja e o vermelho, por exemplo, espalham vitalidade pelo ambiente, o espaço fica mais animado, rompendo com as barreiras da seriedade. Fique atento ao tecido que irá utilizar, pois dependendo da espessura, o sol poderá passar por ele e alterar as cores dos demais objetos da decoração, por isso este tom não é recomendado para os quartos.
Cortina
Cortinado Blackout Ref. 97

No que respeita a beleza e elegância não há o que discutir, mas quando o assunto são os acessórios e a instalação da peça a situação começa a ficar mais complicada. Muitos são os termos técnicos e para quem deseja ter uma cortina em casa é bom conhecê-los para acertar na escolha.
A pensar em ajudar a descobrir todos os segredos que existem por trás das cortinas, preparamos também, um pequeno manual que reúne os principais acessórios e componentes disponíveis no mercado:

Confecionados em madeira, metal ou plástico, o varão e o trilho têm a função de sustentar a cortina. Podem ser encaixados com o auxílio de suportes fixados na parede ou em molduras da janela. A estrutura destas peças pode ser única, dupla ou tripla, para a instalação de forro e cortina.

  • Argolas x Ilhoses x Rodízios

As argolas e as ilhoses são anéis confecionados em madeira, metal ou plástico, usados para sustentar a cortina no varão. As ilhoses são fixadas em torno de aberturas no cós da cortina. Já os rodízios são acessórios com rodinhas, costurados junto ao tecido para que a cortina corra sobre trilhos, além de dar sustentação à peça.

  • Forro x Blackout

Tanto o forro como o blackout são acessórios opcionais que protegem a cortina da ação do sol. Com o uso do forro garante a durabilidade do tecido e evita que a cortina se suje rapidamente em locais com muito pó ou poluição. O blackout é mais uma opção para fugir da grande luminosidade, do som externo e do calor excessivo.

  • Ponteira/Terminal

A ponteira e o terminal são acessórios de remate, fixados nas extremidades do varão para evitar que a cortina escorregue pelos lados do mesmo.

Varões cortinados
Varão de Cortina Simples

Com tudo isto, esperamos que fique mais fácil escolher a cortina perfeita para o ambiente tão especial da sua casa. Escolha qual se adequa mais ao seu ambiente e tenha uma divisão digna de uma revista de decoração!

Partilhe o artigo:
Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email