O seu pequeno já deixou as fraldas há muito tempo e, pede por um espaço próprio? Não desespere…preparar e decorar a preceito o quarto da sua menina ou menino pode ser muito mais divertido do que alguma vez imaginou!
Com soluções diferentes, para todos os gostos, o importante é decorar a pensar no futuro, lembrando sempre dos anos de crescimento que estão ao virar da esquina.
-
Deixe a criança decorar
Se a criança for suficientemente crescida para participar neste projeto, deixe-a! Afinal de contas, é ela que vai passar muito tempo no seu novo quarto! Provavelmente, a sua será a última palavra, mas tente aproveitar algumas ideias do seu decorador de palmo e meio, inclua a sua cor preferida, assim como um jogo de lençóis ou um quadro com o seu boneco ou desenho animado predileto. Estimule o artista que há dentro da sua princesa ou príncipe e utilize “obras de arte” para emoldurar e pendurar nas paredes ou dê-lhe um cantinho próprio, alguns pincéis e tintas e deixe-o dar asas à sua imaginação e criatividade! Outros espaços interativos e engraçados incluem um quadro preto com giz ou um quadro repleto de ímans divertidos! Se preferir, pode aplicar tinta magnética ou uma tinta que produza o efeito de um quadro preto.

-
Truques para redecorar
Se a criança já tem um quarto e a missão é redecorar, aproveite alguns objetos já existentes ou mesmo todos, e comece por reciclar a mobília, pintando-a de uma nova cor. Revitalize as paredes também com outros tons ou coloque papel de parede. Pode ainda dar maior destaque à iluminação, com candeeiros que transmitem luzes suaves e reconfortantes. E porque não imortalizar os seus primeiros sapatos ou vestido numa bonita moldura para colocar no “novo” quarto? Alguns dos seus primeiros brinquedos também podem ser incorporados na nova decoração, como os peluches ou livros que ficarão bem em qualquer estante.
-
Decorar com as personagens favoritas
Muitas vezes resolve-se a decoração logo à primeira ao escolher uma personagem pelo qual o seu filho esteja apaixonado e aplicá-lo em tudo. O resultado?! A cara da Minnie ou do Homem Aranha espalhada em cada canto e esquina, desde lençóis, tapetes e cortinados, que devem ser leves e claros para permitir a entrada de muita luz natural, até cadeiras, candeeiros, mesas e quadros! Pode parecer perfeito no primeiro dia, semana ou mês, mas a verdade é que até a sua princesa ou príncipe vai enjoar com este cenário monótono e mais rápido do que pensa, pois eles crescem à velocidade da luz!
Lembre-se que o que hoje está na moda, amanhã poderá não estar. Valerá a pena tal investimento?

-
Decoração a longo prazo
Se, por outro lado, procura uma decoração a longo prazo, também aqui as soluções são mais que muitas! Comece por escolher uma linha de mobiliário robusto, pois as crianças passam anos sem pararem quietos, simples, que possa ser conjugado com os gostos de uma criança, como de um adolescente e funcional, ou seja, que cresça com o seu filho, por exemplo, camas que se adaptam ao crescimento, estantes que depois de acolher brinquedos, possam guardar os livros escolares, etc.
-
Caixas práticas
É sempre útil adquirir grandes caixas de plástico para guardar brinquedos e roupas de outras estações. Dado o seu tamanho e funcionalidade, até o seu pequenote vai gostar de arrumar as suas coisas. Uma vez que estas podem ser empilhadas, acabam por ocupar pouco espaço. Se preferir, invista já num bonito baú de madeira do qual possa usufruir já na idade adulta ou, um dia mais tarde, oferecer aos seus próprios filhos.
No fundo, quer-se um quarto acolhedor e com personalidade, onde a sua princesa ou príncipe possa ser uma verdadeira criança!