Mudar de casa em 8 passos

Mudar de casa tem tanto de bom como de complicado. Uma nova casa, marca muitas vezes, uma nova etapa de vida. Mas com esta mudança vem todo o processo de arrumar, encaixotar, embrulhar e carregar tudo de uma casa para a outra. E mesmo que à partida lhe possa parecer que em pouco tempo consegue fazer tudo, acredite que apenas a teoria é assim tão simples.

Antes de iniciar qualquer trabalho, lembre-se que essa pode ser a oportunidade para organizar uma parte da casa que não mexia há tempos, ou mesmo que não costumava organizar. É muito comum que nesse processo de encaixotar as nossas peças, encontremos objetos que se haviam perdido, que nem sabíamos que existiam e podemos reaproveitá-los de maneira criativa e usual.

Também podemos aproveitar esse momento para “despachar” coisas. Doações são bem-vindas em qualquer época do ano, mas a mudança é uma ótima oportunidade para dar aquela reviravolta no fundo do baú. Lembre-se que há pessoas que precisam mais do que nós. Se servir de incentivo, aquilo que já não usa há mais de 2 anos com certeza não irá fazer falta na casa nova. Outra hipótese é colocar à venda online e fazer alguns trocos para comprar novos adereços. Estas alturas servem também para por fim à papelada que guardamos em casa muitas vezes sem darmos conta.

Assim, deixamos aqui algumas dicas:

  1. Pedir orçamento a empresas de transporte e marcar a data da mudança

Pesquise e peça orçamentos a pelo menos 3 empresas de mudanças. Avalie o custo/benefício de cada empresa. Tire todas as suas dúvidas possíveis, e escolha aquela que lhe transmita mais segurança na hora de decidir.

De preferência, marque pelo menos com 15 dias de antecedência para ter tempo de organizar a sua mudança com tranquilidade. E confirme a disponibilidade da família em relação a compromissos, pois vai precisar da ajuda dela.

Nunca economize num bom serviço de transporte de mudanças, claro que de acordo com o seu bolso, pois a sua saúde emocional e os seus móveis agradecem!

  1. Material para as mudanças

Se não quiser gastar dinheiro, pode adquirir caixas em supermercados, farmácias, lojas de móveis e eletrodomésticos. Certifique-se que as mesmas estão em bom estado, sem cheiro, humidade e se não estão rasgadas.

  • Caixas maioressão indicadas para itens mais leves, como roupas de cama, cobertores, panelas e caixas de plástico, etc.
encaixotar roupa de cama
Almofadas | Jogo de Lençóis | Cobertor
  • Caixas médiassão indicadas para aparelhos eletrónicos, acessórios, despensa e higiene pessoal, etc.
  • Caixas menoressão indicadas para itens mais pesados, como livros, álbuns, ferramentas, louças, etc.

nova_casa

Filme plástico de bolhas e jornal são necessários para embalar objetos delicados, vidro, cerâmica, quadros e espelhos. Escreva “frágil” em destaque na caixa, com a seta para cima, indicando que deve ficar naquela posição.

Os sacos de plástico com fecho zip são ótimos para embalar líquidos, como shampoos, perfumes, miudezas de escritório e até maquilhagem.

Separe também uma caneta para identificar as caixas, rolos de fitas bem resistentes para embalar e um x-ato.

Importante: categorize as caixas e nomeie-as como, por exemplo, quarto de casal, quarto da criança, cozinha, despensa, sala, escritório e casa de banho. Isso facilita o trabalho dos funcionários da transportadora, que carregarão as caixas para os locais certos.

Para ficar mais organizado, pode fazer uma lista identificando o conteúdo de cada caixa e colar o papel na mesma. Facilita bastante caso precise de um objeto naquele momento.

E no fim, quantifique as caixas e anote o número. Depois da chegada das mesmas na casa nova, deve conferir o número para evitar imprevistos ou perda/roubo.

  1. Arrume com antecedência

Nada de deixar para a última hora as arrumações. Comece com tempo a preparar a mudança. Deve decidir o que quer levar para a nova casa e começar desde logo a encaixotar. O ideal é que arrume tudo por divisões e faça um inventário de tudo o que tem para transportar.

Neste processo de arrumação deve começar pelos itens que menos usa ou não vai necessitar até à mudança e deixar os que mais usa para os últimos dias. E claro, não se esqueça de identificar o conteúdo de todas as caixas, bem como a divisão a que se destina na casa nova. Assim, na mudança, essa caixa pode ser colocada já na divisão certa e facilita o trabalho a quem vai carregar e arrumar.

  1. Próximo da data de mudança

Evite grandes compras no supermercado, guarde comidas não perecíveis num saco térmico e leve consigo, desta forma, assim que chegar à casa nova será só ligar o frigorífico e guardar a comida.

Documentos, dinheiro e joias devem ser levados pela própria família por questão de segurança.

Agende e execute a transferência de endereços ou cancelamento dos prestadores de serviços como água, eletricidade, gás e telecomunicações.

Caso tenha animais de estimação, procure onde os poderá deixar durante a mudança, num hotel ou na casa de amigos/parentes. Lembre-se que os animais de estimação ficam stressados com o movimento das pessoas estranhas e podem causar e/ou sofrer acidentes.

  1. Guarde as peças pequenas num saco resistente

Se vai mudar de casa vai ter que desmontar móveis e, portanto, convém que guarde as peças desses móveis num saco resistente e bem fechado para evitar que se percam. Melhor ainda, cole o saco, com fita que não danifique, no móvel respetivo para que no final não lhe falte nada.

  1. Durante a mudança

Indique o endereço da casa nova à equipa de mudanças, caso não vá a acompanhar logo em seguida. Tenha o telefone do motorista da transportadora para qualquer imprevisto. Acompanhe a mudança e oriente os funcionários a transportarem as caixas nomeadas para cada divisão.

Para facilitar a sua mudança, indique aos funcionários que descarreguem os móveis e oriente para onde devem posicioná-los dentro da área da casa nova, assim evita a sobrecarga de empurrar ou carregar as coisas pesadas depois. Faça a recontagem das caixas e verifique se coincide com o seu inventário.

  1. Kit de sobrevivência

Faça uma mala pequena/mochila/caixa com artigos de primeira necessidade: mudas de roupa, toalhas, pijamas, chinelos, roupa de cama e material de higiene, sacos de lixo, detergente, esponja, alguns utensílios de cozinha, etc., para que possa usar com conforto no dia da mudança, já que as outras caixas provavelmente só serão desembaladas nos dias seguintes.

Este “kit de sobrevivência” irá, muito provavelmente, ser aberto ao chegar à nova casa, portanto, embale-o por último.

  1. Pós-mudança

Depois que finalizar a mudança, comece a desencaixotar aquelas caixas que definiu como prioridade. Exemplo: caixas para quarto, casa de banho e cozinha, porque são as 3 áreas onde haverá maior circulação.

Caso esteja de férias ou programou a mudança para o fim de semana, aconselhamos a usar toda a sua energia a organizar a nova casa o quanto antes, para que possa começar a semana no estilo “lar doce lar”!

arrumar_casa
Roupa de Cama | Atoalhados | Panos de cozinha

Gostou das nossas dicas?

Partilhe o artigo:
Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email