Como organizar um Halloween assustadoramente divertido em casa

Apesar do Halloween ser um feriado tipicamente americano, a verdade é que cada vez mais a tradição de comemorar o Dia das Bruxas, no dia 31 de outubro, se tem vindo a enraizar também no nosso país.

O Halloween é um daqueles dias perfeitos para preparar uma festa divertida e a desculpa perfeita para decorar a casa de acordo com esta “assustadora” época festiva. Entre por isso no espírito, trazendo o bom humor para dentro da sua casa. Com um toque de Outono, um pouco de música assustadora e acessórios decorativos alusivos à época vai conseguir criar o ambiente perfeito para surpreender e assustar os seus convidados.

Aqui ficam algumas dicas para dar a festa mais divertida e assustadora de todos os tempos!

  1. Os convites

Para entrar desde logo no espírito do Halloween, comece pelos convites. Dado que já tem pouco tempo até ao dia 31, opte por fazer convites online ou crie um evento nas redes sociais, por exemplo.

Para ilustração dos convites, opte pelas cores desta celebração: preto, laranja, roxo e branco. Pode, ou não, adicionar algumas personagens típicas da data como fantasmas, zombies, bruxas, gatos pretos, caveiras, monstros, vampiros, etc. Para imagens mais suaves e divertidas, pode sempre optar pelas famosas abóboras sorridentes.

Não se esqueça de incluir uma nota para os convidados aparecerem devidamente caracterizados!

  1. A decoração

Para a decoração, utilize mais uma vez as cores do Halloween já indicadas: o preto, laranja, roxo, branco. O verde também é uma opção, misturado com esta paleta de cores, assim como o vermelho. Utilize-as em todos os itens que conseguir encontrar nessas cores. Por exemplo, coloque uma toalha de mesa laranja, uma capa de sofá branca, cortinados decorativos pretos ou almofadas em tons de roxo.

Preparar Casa para o Halloween
Toalha de Mesa | Capa para Sofá e Almofada | Cortinado

Aposte no “faça você mesmo” para os objetos decorativos: pode pintar garrafas, latas, copos, vasos, etc. Pendurar balões laranja com figuras desenhadas imitando abóboras, fantasmas, teias de aranha, entre outros. Espalhe teias de aranha em croché preto e morcegos feitos com cartolina preta, etc. Aliás, é possível fazer inúmeras decorações em papel, como grinaldas de aranhas, fantasmas, morcegos, bruxas e muito mais. As silhuetas sinistras coladas na janela também são simples de fazer e proporcionam um ótimo efeito.

Caso não tenha tempo para se dedicar à bricolage, pode sempre optar por comprar aranhas de plástico, abóboras, teias de aranha artificiais, cruzes e outros adereços arrepiantes, como mãos ensanguentadas ou olhos raiados de plástico.

Na mesa ou nas mesas, dependendo se está a pensar dar um jantar sentado ou organizar um buffet, coloque abóboras como centros de mesa e opte por pratos, copos, guardanapos e demais utensílios nas cores do Halloween.

Idealmente, a festa deve ser à noite, com uma iluminação baixa. Aposte nas velas, que não precisam de ser muito caras (podem ser daquelas brancas comuns). O segredo é a quantidade e uma disposição criativa. Pode também optar por lanternas, inclusivamente feitas em casa: pinte latas ou forre potes de vidro com papel colorido ou compressas e coloque a vela lá dentro.

  1. O menu

O menu pode ser o que quiser e até pode dizer aos seus convidados para trazerem alguma coisa, sempre poupa trabalho. No entanto, para elevar o espírito do Halloween ao máximo pode optar por receitas com abóbora e brincar com as cores da comida, utilizando corantes ou receitas com determinados legumes e frutas que proporcionem as tonalidades pretendidas. Uma sopa de tomate, por exemplo, pode ser uma ideia! E por aí em diante…

Para as bebidas o mesmo: cor, muita cor! Sumos de fruta (laranja, frutos vermelhos), sangria, cocktails como o Bloody Mary, entre outras, servidas em copos transparentes.

Os bolos com coberturas coloridas são outra excelente opção para enfeitar a mesa no Dia das Bruxas, bem como pequenas bolachas em formato de abóboras, fantasmas, teias de aranha, entre outros.

Cozinhar bolachas Halloween

  1. As crianças

Para as crianças, recrie uma experiência ao verdadeiro estilo americano. Na realidade, não é preciso muito para fazer uma festa para os mais pequenos: doces, amigos e disfarces assustadores são os ingredientes mais do que suficientes. Pode falar com os vizinhos e com as mães das crianças que pretende convidar para organizar o famoso Trick or Treat (“Doçura ou Travessura”) e para a animação compilar as melhores histórias de terror para deixar todos arrepiados!

  1. Disfarces

Uma boa festa de Halloween deve ter sempre o máximo de convidados mascarados, de preferência com disfarces originais inventados por eles. Para animar a festa, pode sempre fazer um concurso, com um prémio simbólico.

Se quiser economizar no seu próprio disfarce, utilize a sua imaginação e criatividade e procure uma solução entre a roupa que tem no armário. Rendas, roupas pretas e roxas, estampas de caveiras e botas altas de pele ficam sempre bem.

Depois só terá de apostar numa boa e arrepiante maquilhagem.

Caracterização Halloween

  1. Música e filmes

Festa sem música não é festa. Por isso, escolha músicas adequadas à ocasião, como por exemplo “Thriller” – Michael Jackson, “Highway to Hell” – AC/DC, “Monster” – Lady Gaga, “Sympathy for The Devil” – The Rolling Stones, “Everybody (Backstreet’s Back)” – Backstreet Boys e muitas mais.

Pode ainda optar por passar filmes de terror clássicos antigos durante a festa, para criar ambiente, no caso de ser uma festa só para adultos, claro!

Divirtam-se e feliz Halloween!

Partilhe o artigo:
Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email