Todos os anos repete-se a mesma história, milhares de jovens ingressam na universidade e, muitos deles, têm de mudar de cidade para conquistar os seus sonhos. Essa mudança representa para eles uma oportunidade de liberdade e de independência, enquanto, para os pais protetores é um aperto no coração e um tempo de muitas dúvidas: como os filhos vão conseguir preparar o jantar, passar a roupa, etc.
A primeira preocupação nesse período é onde esses jovens estudantes vão morar? Existem várias opções: estúdio, apartamento, kitchenette, quarto, residências universitárias, pensões… O mais importante é a localização, deve ser perto da universidade ou da rede de transportes, e a funcionalidade do novo lar. Eles não vão ter muito tempo para arrumar a casa, então quanto mais simples melhor! Aqui ficam algumas dicas!
-
Apenas os móveis indispensáveis
A falta de espaço pode ser um problema, mas a solução é mais fácil do que imagina. Os móveis precisam ser funcionais e atender às necessidades de cada um. Conheça alguns exemplos:
Para dormir:
– Cama multifunções: A cama multifunções possui uma escrivaninha, armários, gavetas, local para livros e ocupa o espaço de uma cama normal.
– Sofá cama: Com o sofá cama o estudante tem o conforto na sala de estar, pode receber visitas sem grandes incómodos e não ocupa muito espaço.
– Estante para livros: Como qualquer bom estudante ele vai precisar de uma estante para livros. Esse móvel pode ser de vários tamanhos e ser colocado em qualquer lugar do apartamento.
Para a Sala de estar e a cozinha:
– Um bom sofá: Ter um sofá confortável na sala faz toda a diferença na hora de ver um filme, ler um livro ou simplesmente relaxar.
– Uma mesa e cadeiras dobráveis: É uma boa opção em espaços exíguos e vai ser muito útil para receber os amigos.
– Pufes: Espalhados pela sala, vários e de cores vivas! Os pufes vão ser muito úteis nas festas e reuniões com os amigos!
– Eletrodomésticos e utensílios principais: Uma cozinha simples com os eletrodomésticos e utensílios chave é o suficiente. Basta ter um fogão, micro-ondas, frigorífico e um conjunto de pratos e talheres. E o que também não pode faltar na cozinha de estudantes é um conjunto de cozinha (avental, luva e pega) e panos de cozinha, para quando decidirem fazer massa com atum.

-
Iluminação em abundância
A maior dica para deixar o espaço maior e arejado é apostar na iluminação. Mantenha as persianas abertas e deixe a luz natural entrar! Invista em lâmpadas extras, luminárias e abajures para um ambiente confortável.
-
Tapetes polivalentes
Os tapetes deixam o ambiente mais aconchegante e decorado. Além disso, podem ser a solução para disfarçar aquele piso mais antigo ou menos bonito que não pode trocar.
Atuam como isolante acústico, e podem ser encontrados em diversos tamanhos, modelos e próprios para as diferentes divisões.
As cortinas podem conferir vida e personalidade ao ambiente, além de dar a impressão de o espaço estar mais ocupado. As opções são muitas, entre diferentes tipos, comprimentos, texturas, pesos e cores.
Assim como os tapetes, as cortinas fazem com que a divisão fique mais aconchegante. Utilize-as nos quartos, salas e cozinhas.

-
A combinação ideal
O ideal é que o espaço reflita a personalidade do jovem universitário. Esse espaço vai ser nos próximos meses o seu lar, por isso, tem de ser bem pensada a decoração!
Se o estudante vai dividir o apartamento com alguém é bom pensar nas áreas comuns de uma forma especial. Ambas as partes precisam concordar na escolha dos móveis e no estilo de decoração que vão seguir. As cores claras ou pastéis são sempre uma boa opção, que podem ser combinadas com apontamentos de cor para dar um toque de originalidade. Quanto mais descontraído e simples o espaço mais poderá ser desfrutado.
