Os dias mais quentes e mais longos convidam a passar mais tempo no exterior da sua casa! Certamente apetece-lhe ir dar um passeio à beira-mar ou sentar-se numa esplanada, o que nem sempre é possível. Mas poderá passar igualmente bons momentos em família e/ou com os amigos na parte exterior da sua casa, seja um jardim, um terraço ou uma varanda. Hoje em dia, por mais pequeno que seja, os apartamentos têm um espaço aberto, onde pode ter os seus momentos de descanso e descontração.
Vá até ao seu terraço ou varanda, arrume o estendal, leve aquela pilha de jornais e revistas para o ecoponto e descubra a mais recente divisão da sua casa! Transformar o espaço exterior lá de casa num espaço de refúgio mágico para esquecer os problemas do dia e desfrutar dos dias de sol e das noites de brisa fresca pode ser fácil. Ponha mãos à obra e fique espantada/o com o resultado final!
-
Conheça o espaço
Retire todo o “entulho” e objetos desnecessários da varanda. Assim, conseguirá tirar medidas e fazer um esboço do tipo de ambiente que gostaria de criar, bem como a mobília que pode ou não caber neste espaço muitas vezes reduzido. E não se esqueça de verificar o pavimento da varanda. Se não gostar do pavimento existente, pode escolher um chão novo, recorrendo a materiais de fácil aplicação. Existem diferentes possibilidades, que podem ir desde a imitação da madeira, a um material mais confortável que permite andar descalço ou até à construção de um efeito deck (tiras de madeira que criam uma espécie de palco ligeiramente elevado).
-
Itens que não podem faltar
-
Mobiliário
Aposte em mobiliário de exterior que privilegie as fibras naturais, ou seja, materiais como a madeira, palha, verga ou bambu pois, como se trata de um espaço que liga o exterior ao interior da casa, os elementos naturais são uma excelente opção.
Para uma varanda com estilo, escolha cadeiras de praia, em lona ou deck. As redes de pano ou as cadeiras-baloiço penduradas no teto são um oásis para os mais preguiçosos e uma ótima forma de embelezar a varanda.
Caso o espaço for muito estreito, coloque bancos (empilháveis), um sofá pequeno encostado a uma parede ou os poufs. Se, por outro lado, a sua varanda for mais um terraço, não se contenha e aposte nas chaises-longues, em sofás maiores e os cadeirões e estará pronto para receber os amigos e família.
Contraste o metal com verga ou bambu, madeiras escuras com claras para que tenha um cenário tudo menos monótono. E a melhor parte é que provavelmente até tem peças deste género guardadas à espera de um lugar ao sol…!
-
Tapete
O tapete não pode faltar na sua varanda! Se o tapete for grande terá a vantagem de não trazer o pó do exterior para dentro de casa e vai ajudar a criar um ambiente familiar, onde apetece desfrutar, descansar e até brincar! Se o tapete puder ir à máquina de lavar, tanto melhor!
-
Guarda-sol
Para não ter de abandonar a varanda, mesmo naqueles dias mais quentes, adquira um guarda-sol. Se tiver espaço, é um elemento muito útil e agradável!
-
Acessórios de decoração
A partir daqui são os acessórios que vão acabar de definir o espaço: pode manter o cenário natural com tons bege, verde e castanho ou invocar uma tenda marroquina onde os vermelhos, laranjas ou amarelos ditam o ambiente. Adicione almofadas pequenas aos lugares sentados ou coloque almofadas no chão para poder acomodar mais gente. Quando escolher os têxteis para decorar e aconchegar a sua varanda, opte por materiais e texturas práticas e que possam ser lavadas na máquina.
Almofada Decorativa Bordada Ref. ADB-03 Almofada Decorativa Bordada Ref. ADB-10
-
Plantas naturais
Lembre-se de acrescentar plantas e flores que sejam resistentes ao sol e à chuva. Em vasos ou canteiros, pendurados nas grades ou no teto da varanda a combinar com a restante decoração! Pode também guardar um cantinho da varanda para plantar ervas aromáticas – a sua cozinha vai agradecer!
Depois de terminado a renovação da sua varanda, vai querer mudar-se para esta “nova” divisão da casa, por isso, aproveite-a sempre que puder. Comece o dia com o pequeno almoço na varanda, veja o pôr do sol depois de mais um dia de trabalho, leia um bom livro, brinque com os seus filhos ou jante fora sem sair de casa, de preferência à luz das velas!