Regras de etiqueta à mesa: como montar a mesa

A correria do dia a dia impede que as pessoas dediquem a atenção necessária à preparação da mesa na hora de servir uma refeição. Acaba-se por comer em pé, estar no sofá ou na frente do computador. E se comemos à mesa, não seguimos nenhuma regra de etiqueta na organização dos talheres ou copos. Mas num almoço ou jantar especial com a família ou amigos, uma mesa bem posta e decorada confere o enquadramento perfeito para tornar a refeição especial e o ambiente certo para que os convidados se sintam plenamente satisfeitos.

Para se sair bem no próximo almoço ou jantar especial, conheça algumas dicas de como colocar os pratos, os copos, os talheres e outros detalhes de como montar a mesa.

  1. Que toalhas usar

A maneira mais tradicional de compor a mesa para um almoço ou jantar festivo é com toalhas de tecido e guardanapos do mesmo conjunto, para tal não se esqueça de escolher uma cor ou padrão que combine com a louça que será utilizada. O ideal é que a toalha de mesa tenha cerca de 25 a 30 cm de sobra para cada lado. Menos que isso fica deselegante, mais do que isso, poderá enrolar-se nas pernas dos convidados e causar pequenos desastres.

Toalha para jantar

Toalha de Mesa Anti-Nódoa Ref. Katia

Uma alternativa igualmente sofisticada é a adoção de sousplat (prato base), que podem ser colocados diretamente sobre a mesa ou pode, também, ser utilizado em conjunto com a toalha de mesa ou com o jogo americano (individual). Aliás, o sousplat confere um charme extra a um jantar casual quando colocado sobre um individual simples. Tenha em atenção se combinam entre si, pois a concordância visual entre as peças da mesa é fundamental.

Os individuais (jogo americano), por sua vez, podem ser colocados sozinhos sobre a mesa se o evento for mais descontraído. Se preferir uma decoração mais moderna, então escolha modelos de tecidos ou materiais mais refinados. E se só aguardar um único convidado, pode inovar e utilizar um runner ou corre-mesa – espécie de passadeira que atravessa a mesa e serve de apoio para duas pessoas sentadas uma à frente da outra. Se a sua louça possuir algum tipo de padrão, opte por uma toalha, individuais lisos ou runner – e vice-versa.

  1. Como colocar pratos, talheres e copos na mesa

Para uma refeição bem sucedida deve dispor corretamente cada item utilizado, garantindo que todos os convidados se sintam confortáveis. Ao colocar os pratos, talheres e copos deve prevalecer, sempre, o bom senso!

  • Pratos: prato principal, prato para entrada sobre ele, e pratinho de couvert em cima, à esquerda.
  • Facas: à direita com serras viradas para o prato. A sequência é faca maior (para carnes), mais próxima do prato principal, seguida da faca de peixe. Caso haja necessidade, outra faca deve ser colocada. Esse talher deve sempre ser usado na mão direita.
  • Colheres: à direita (somente para a sopa), ao lado da faca.
  • Garfos: à esquerda do prato. A sequência é garfo maior (para carnes), mais próximo do prato principal, seguido do garfo de peixe. Caso haja necessidade, outro garfo deve ser colocado. Esse talher pode ir à boca tanto pela mão esquerda quanto pela direita.
  • Talheres de sobremesa: devem ser colocados acima do prato. A sequência é uma faca (junto ao prato), com o cabo virado para a direita e serra voltada para o prato, um garfo com o cabo virado para a esquerda e uma colher com o cabo virado para a direita.
  • Copos: acima e à direita do prato. A sequência correta é taça de água, de vinho tinto e de vinho branco, que deve ser a menor. Caso haja um espumante de sobremesa, a taça mais fininha, apropriada para a bebida, deve ser colocada entre a de água e a de vinho tinto.
  • Guardanapo de pano: ao lado direito com ou sem anéis ou laços.

A mesa deve comportar apenas três jogos de talheres. Se houver a necessidade de mais, serão colocados depois juntamente com o prato adequado. Quando terminar a refeição, a pessoa deve descansar os talheres paralelamente dentro do prato. 

  1. Acessórios para a mesa de jantar

Num jantar mais formal, o ideal é colocar as travessas num aparador, para deixar a superfície mais livre e facilitar a movimentação dos convidados na hora de se servirem.

Travessas na mesa também são uma opção, assim como o prato chegar já pronto e colocado na frente do convidado. O que não pode acontecer é mandar as pessoas servirem-se diretamente das panelas ou na cozinha.

Todos os temperos devem estar disponíveis: saleiro, pimenteiro, vinagre, azeite e outros itens precisam estar acomodados juntos numa cesta ou noutro suporte especial. O balde de gelo deve estar sempre cheio e sem água.

  1. Decoração da mesa de jantar

Apostar em velas deixa a decoração da mesa de jantar mais sofisticada em vários sentidos. Sejam velas coloridas ou brancas, misturadas com flores ou outros elementos (por exemplo, ovos alusivos à época da Páscoa), elas deixam o ambiente bastante charmoso. Mas lembre-se que elas só devem ser utilizadas na decoração para a noite e nunca durante o dia. Para a decoração de uma mesa para refeições diurnas aposte em outros elementos como arranjos de flores, frutas, vasos e outros objetos à sua escolha, mas retire as velas do ambiente.

As flores, essas sim são as tradicionais rainhas de uma decoração de mesa de jantar, afinal quem é capaz de resistir a um belo arranjo de flores? Coloridas ou de cor única, elas alegram qualquer ambiente e são sempre uma boa opção de decoração para todos os estilos, dependem apenas da criatividade. É uma forma de decorar a mesa que vale a pena investir o seu tempo, porque é extremamente versátil, além de acessível ao orçamento.

Flores num jarro, flores e pedras dispostas em copos de tamanhos variados, em canecas ou outras louças que não se usa, colocadas em taças ou garrafas coloridas… são várias as formas de incluí-las na decoração da sua mesa. O importante é que não seja um arranjo alto demais a ponto de impedir que as pessoas se vejam enquanto estiverem a saborear a refeição.

  1. Planeie com antecedência

Planeia e evite dores de cabeça! Saiba quantas pessoas vão estar à mesa, verifique se dispõe de louça suficiente para servir todos os convidados, procure referências em sites e revistas caso precise de inspiração, teste as combinações que mais gosta, assim como a montagem dos arranjos. Além disso, verifique o espaço disponível entre os enfeites e travessas caso não conte com um buffet ou aparador e também o espaço que cada convidado ocupará, verificando se está tudo perfeito para deixá-los mais confortáveis. Assim será possível ajustar seus planos de acordo com os resultados.

Vê como é simples?

Partilhe o artigo:
Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email