Animais de estimação são membros da família! Quem os tem sabe que é preciso ter alguns cuidados especiais quando falamos na saúde deles e na decoração da nossa casa. Muitos adotam certos cantos da casa e comportam-se como sendo donos do lugar: não saem do sofá, adoram um tapete velho, dormem na nossa cama. Há outros que fazem xixi nos móveis, destroem portas, arranham os sofás e cortinados, desarrumam a cozinha e tudo o que lhes aparece à frente.
Mas é possível ter os ambientes adaptados e ao mesmo tempo arrumados para convivermos em harmonia com os nossos cães e os nossos gatos. Não acredita? Então veja algumas dicas da Dona Erago para tornar o espaço do seu animal de estimação prático e fácil de limpar, sem comprometer a decoração e estética da casa.
- Sofás, tapetes e cortinados
Para uma melhor limpeza, o ideal seria eliminar os tapetes. Se não for possível, então evite tapetes muito grossos ou os que desfiam com facilidade. Quanto aos sofás e poltronas, as capas ou mantas são ótimas soluções para mantê-los como novos, sem pêlos agarrados e basta colocá-las na máquina de lavar e estão sempre limpas.
Evite as almofadas felpudas, de tricô ou tecidos muito elaborados. Opte por tecidos laváveis e sintéticos ou então capas de almofadas de fácil remoção (com fecho) podem ser lavadas com mais frequência, mantendo o ambiente bonito e limpo.
Para quem tem gatos é melhor optar por estores. Cortinas em tecido são bastante atraentes para os felinos arranharem. Além disso, os gatos sobem para todos os lugares da casa.
Crie um espaço para o seu animal de estimação para relaxar e brincar. E isso evita que ele fique no sofá ou na cama.
- Móveis
Não coloque peças decorativas em lugares muito baixos, pois os cães podem derrubá-las, por exemplo com a cauda ou usá-las como brinquedos. Para quem tem gatos, um truque é colocar fita adesiva por baixo da peça decorativa, evitando a queda dos objetos. É também possível utilizar protetores de borracha, específicos para proteger os pés dos móveis.
Prateleiras fixas na parede são um atrativo para os felinos. Certifique-se que estas estão bem colocadas para que não caiam caso o animal as use!
- Cuidados básicos
Guardar produtos de limpeza fora do alcance de animais é muito importante. Mantenha os fios da televisão, telefone fixo e outros protegidos, bem como as tomadas. Casas com piscina exigem cuidados extras! Cubra a piscina ou use cercas que impeçam o acesso do animal.
Na cozinha, objetos cortantes devem ficar guardados em locais fechados. O lixo deve estar sempre tapado, com acesso difícil, até mesmo o da casa de banho. Mantenha os objetos pessoais sempre em locais fechados. Os animais, ao longo do dia, sentem a falta dos donos e podem pegar nesses objetos para morder ou arranhar. Deixe ao alcance do animal somente os seus brinquedos. Casa arrumada é casa segura!Parte superior do formulário
Se ainda não tem, mas está a pensar em ter um animal de estimação em casa, lembre-se de escolher um adequado ao seu lar e ao seu estilo. E claro, ADOTE, não compre!