Cortinados são um item essencial não apenas nos quartos da sua casa mas também em todas as divisões. E isto porque os cortinados preservam a privacidade do seu lar e, por conseguinte, da sua vida e também proporcionam um melhor ambiente com base no conforto. Não nos podemos esquecer, é claro, que as cortinas são também decorativas e cada cómodo da sua casa deve vestir os cortinados seguindo os próximos passos que lhe vamos mostrar:
Unir utilidade à beleza
Qual a função dos cortinados? Sabemos que os cortinados protegem o ambiente do calor, controlam a luminosidade, separam ambientes, conferem privacidade à vida quotidiana dentro de casa e conservam o piso e os móveis dos efeitos degradantes do sol.
Se for possível aliar todas estas funções à beleza de um cortinado como item decorativo, é o ideal. A cortina é a moldura da decoração de uma casa e a colecção de cortinados da Dona Erago é a aliada que necessita para satisfazer o princípio da união do útil ao belo.
Adaptar as cortinas à sua casa
Uma cortina para uma sala com certeza será diferente da cortina de um quarto. Enquanto que na sala fazemos atividades como ver televisão ou até fazer as refeições do dia-a-dia, no quarto o intuito é dormir, descansar e conseguir ter uma boa noite de sono num ambiente calmo, acolhedor e com uma temperatura confortável. Deste modo, temos que definir qual o uso que queremos dar aos nossos cortinados. Vão ser para o quarto? Cozinha? Sala?
Para os quartos são recomendados cortinados mais opacos para controlo da temperatura e manter a luz solar longe, assim como a manutenção da privacidade dos seus utilizadores. Já para a sala, ambiente mais propício a atividades em que a luz solar não seja um incómodo, são recomendados tecidos mais leves e até com alguma transparência, já que ajuda o ambiente a manter-se claro por mais tempo sem necessitar do uso de iluminação artificial.
Escolha do tecido, altura e outras medidas
A escolha do tecido é outra das coisas a levar em conta aquando a compra de cortinados para a sua casa. Existem cortinas de algodão, linho e materiais sintéticos como o PVC. Os cortinados de algodão são mais leves, fáceis de lavar enquanto que o linho já se torna mais pesado e necessita de cuidados de lavagem especiais. Os materiais sintéticos estão mais indicados para ambientes em que o cortinado deve ser opaco e mais pesado e que não necessite de muita manutenção.
A melhor maneira é experimentar e assim descobrir qual cortinado melhor se adapta tanto ao seu gosto pessoal como ao uso pré-definido dos cortinados.

Outra das coisas a ter em atenção e faz toda a diferença na divisão da casa onde existam cortinados é a altura do tecido. Recomendamos que a altura seja sempre maior do que a janela onde o mesmo irá ser colocado. Especialistas dizem que para deixar a cortina mais harmoniosa, franzida e com um aspeto mais amplo, a largura deve ser até 2 vezes e meia a largura da janela e o mesmo aplica-se à altura dos cortinados, devendo estes serem colocados a pelo menos 30 cm acima da janela e a 1cm do chão. Estas dicas vão maximizar as janelas e dar sensação de mais espaço à divisão da sua casa.
Cores? Estampas? Neutras?
As cortinas podem ser o foco da decoração da sua casa e é necessário levar em consideração algumas dicas para manter a elegância nas divisões da sua casa.
Obviamente tudo dependerá do seu gosto pessoal mas, se quiser cortinas estampadas ou com cores fortes, lembre-se de manter o ambiente neutro na decoração assim como nas paredes. Em caso de dúvida, escolha o branco ou o ecru sempre: é elegante e nunca deixará de ser uma tendência.

Na Dona Erago encontrará as melhores cortinas, conjugadas à elegância, para tornar o seu espaço em um sonho. Visite o nosso catálogo!